Guia do RH digital 3 semanas atrás

O setor de recursos humanos vem assumindo um papel cada vez mais importante nas organizações e está transformando a maneira como é feita uma boa gestão de pessoas. As inovações tecnológicas mudaram de tal maneira o RH das empresas que agora ele pode ser chamado de RH digital. 

Essa evolução dos Recursos Humanos para RH digital se deu após as inovações tecnológicas trazidas pela internet. Como ele, processos tradicionais do departamento foram remodelados para aproveitar ao máximo as novas ferramentas de trabalho que surgiram nos últimos anos. 

controle de ponto online, por exemplo, é fruto desse RH digital e tem como uma das principais vantagens a automatização de processos. Pagamento de horas extras, FGTS, adicionais noturnos, pagamento do 13º salário, e todos esses processos que antes eram extremamente vulneráveis a fraudes e geravam muito retrabalho, agora são realizados com apenas alguns cliques. Com o RH digital, é tudo mais rápido, além do custo e número de tarefas serem extremamente reduzidos, o setor fica muito mais eficiente. 

Em geral, o RH digital possibilita a otimização na rotina empresarial, facilitando ao máximo o dia a dia dos gestores e desenvolvendo um clima organizacional muito mais produtivo. O RH digital dá mais eficiência a gestão como um todo e muitas organizações já estão percebendo esses sinais. Afinal, que empresa não quer ter todas as suas responsabilidades cumpridas de uma maneira prática e segura?  

Acontece que com as frequentes transformações tecnológicas que vêm acontecendo em todas as áreas de atuação, os recursos humanos de uma empresa é agora um RH digital. Você sabe o que isso quer dizer e como é aplicado na prática? Escrevemos esse blog-post para pontuar e esclarecer tudo que esse RH digital representa para todas pequenas e médias empresas. Leia mais! 

Uso de ferramentas de automação no RH digital 

Investir em softwares que proporcionam serviços para uma melhor gestão de pessoas é o principal passo para implementar um RH digital de ponta na empresa onde você trabalha ou no seu próprio negócio. 

O controle de ponto online da mywork integra todas as informações importantes para o departamento pessoal fazer corretamente o pagamento de todos funcionários, tornando os processos mais ágeis também. Além disso, a ferramenta também automatiza processos manuais, o que traz ainda mais vantagens para o dia a dia. 

Entre as tarefas que o nosso controle de ponto online te ajuda a executar, algumas das principais são: 

Com a nossa plataforma online e o aplicativo de celular, é possível viver livre de preocupações quando se trata da relação gestor e funcionário. E você sabe como é importante ter uma relação positiva e livre de processos trabalhistas, né? Agora com o RH digital você tem acesso a todos os dados em tempo real, em questão de segundos e ainda pode armazenar todas as informações na nuvem. 

O RH digital certamente utiliza um controle de ponto online ou um aplicativo para fazer o controle da jornada de trabalho. Esse método traz muitas vantagens em relação à tradicional folha de ponto, que cada vez mais cai em desuso nas organizações. 

A maior delas é a segurança: o sistema possui uma cerca virtual para você restringir onde seus funcionários podem bater o ponto! E o melhor é que não existe nem a desculpa de não ter internet, porque o serviço que te proporcionamos pode também funcionar completamente offline. E quando o colaborador puder se conectar à internet, todos os pontos que foram batidos vão direto para a sua plataforma exclusiva de gestor. 

Tanto a empresa quanto o funcionário têm garantia de que as informações do ponto são verdadeiras. Assim, ninguém sai prejudicado, o que aumenta a confiança entre as partes e reduz o risco de processos ou ações trabalhistas.  

No aplicativo de ponto, há ainda uma vantagem extra: não é preciso estar na empresa para informar o início e o fim da jornada. Com a popularização dos trabalhadores terceirizados e trabalho remoto, o RH digital possibilitou que o controle de ponto online facilitasse a verificação de todas as horas trabalhadas.  

Além das vantagens citadas, a junção do RH digital com o controle de ponto online ajuda na eliminação de papeis, redução de falhas de cálculos e a automação da contagem de faltas e atrasos. Também é possível gerar relatórios completos sobre as horas de trabalho dos funcionários, de maneira 100% digital. 

Quais os desafios do RH digital? 

A cultura organizacional de uma empresa é o conjunto das crenças, hábitos e valores que existem dentro dela e de seus respectivos setores. E inserir uma cultura de inovação pode ser um processo complicado para quem está apenas conformado com os sistemas convencionais. No entanto, não é possível ter uma cultura de conformismo, na qual todos estão sempre satisfeitos e não buscam a melhora continua. 

Muitas vezes pelo medo da inovação muitas pessoas deixam de conhecer o RH digital e todos os benefícios que vêm junto a ele. Mas isso não pode acontecer com você, e o motivo é simples: Acompanhar o RH digital é estar sempre aprendendo como os novos sistemas têm o poder de impulsionar uma empresa ou negócio para frente. 

O Censo 2018 nos mostra que, para 45,5% dos participantes, o principal desafio do departamento do RH é ter um tempo maior para ser mais estratégico. Acontece que, dado o que citamos ali em cima sobre a cultura organizacional de uma empresa, a otimização do tempo é uma consequência do RH digital. 

Mas dado que 35,9% dos gestores possuem uma certa dificuldade de enxergar a importância do RH digital, a resistência também atrasa o desenvolvimento das empresas. 

Quais os benefícios do RH digital? 

  • Melhora a rotina do departamento pessoal 

O RH digital otimiza as rotinas do departamento pessoal que devem sempre ser cumpridas com prontidão.  

  • Desenvolve o recrutamento e seleciona mais talentos 

Que funcionário não quer trabalhar em uma empresa que proporcione uma boa gestão de pessoas? Todos os trabalhadores de hoje em dia estão cada vez mais em busca de uma rotina saudável de trabalho. 

  • Otimiza a comunicação interna 

Por muito tempo os gestores mantiveram o foco apenas na comunicação externa da empresa, mas hoje é sabido que a comunicação interna é tão importante quanto. Dado que uma empresa que tem um clima organizacional pleno e mantém uma boa relação com os colaboradores, só tende a crescer. 

  • Simplifica o monitoramento de atividades 

As ferramentas usadas pelo RH 3.0 contam com um maior grau de automação. Isso quer dizer que elas podem monitorar os resultados e dispor dados e relatórios completos com pouca ou nenhuma interferência humana. 

Como aperfeiçoar o RH digital? 

Um bom software de departamento pessoal é essencial para acompanhar a transformação digital e usá-la para seu benefício. E escolher esse software pode ser uma tarefa difícil, visto que as muitas opções no mercado podem nos confundir. 

Além de todos os fatores que citamos no artigo, é importante que todas as empresas desenvolvam um processo de transformação do RH digital de uma maneira inteligente. E com isso quero dizer que o serviço contratado deve ser de extrema confiança e praticidade. 

Nós da mywork acreditamos muito nisso e proporcionamos um serviço de controle de ponto online que vai, com certeza, otimizar o departamento pessoal do seu negócio. Venha fazer um teste grátis de 15 dias com a gente! Só clicar neste link e seja bem-vindo a ferramenta mais prática e segura para você e seus funcionários. 

E deixamos a escolha a sua disposição: Se você quiser que seus funcionários acessem o Sistema e batam o ponto por qualquer dispositivo que se conecte à internet, é uma ótima opção. Mas se você quiser um aplicativo de controle de ponto baixado direto no celulartambém achamos uma ótima alternativa. 

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em dezembro de 2016 o uso do telefone celular se consolidou como o principal meio de acesso à internet no Brasil, chegando a 92% dos lares brasileiros. 

E se você tem alguma dúvida sobre a legislação, pode ficar tranquilo. Desde 2011 a legislação trabalhista permite que o ponto seja batido por sistemas alternativos. Eles são, em sua maioria, sistemas online em que cada usuário pode entrar em sua conta e fazer seu registro. 

Nenhum comentário em Guia do RH digital

Deixe uma resposta