Controle de Ponto

Transformação Digital

Está com dúvidas em relação a este assunto? Acesse a mywork e tenha acesso às melhores informações sobre o tema!


A transformação digital mudou totalmente o jeito como era feita a gestão de pessoas. Com todas as novidades tecnológicas se tornou muito mais fácil organizar e planejar um futuro para o seu negócio. Antigamente era tudo mais devagar, demandava uma série de burocracias desnecessárias e era muito confuso, principalmente no que diz respeito ao tratamento dos funcionários. 

Antes da transformação digital as obrigações entre gestor e funcionário eram extremamente confusas e precárias. O registro do empregado não era feito em nenhuma plataforma digital, as férias não eram corretamente organizadas, o pagamento das horas extras não era feito conforme a leis, enfim, enquanto a transformação digital não chegava, era só dor de cabeça.  

Um outro grande problema era controlar os pontos batidos pelos funcionários, porque os antigos sistemas eram fraudados e forjados com muita facilidade. Isso era também bastante perigoso para o empreendedor, dado que, como se sabe, essas obrigações englobam tudo que está prescrito nas leis trabalhistas. Se não forem seguidas conforme as regras, problemas sérios podem  aparecer. 

Não adianta gastar todo dinheiro do mundo aplicando em um produto ou serviço se não há funcionários que ajudem a desenvolvê-los. Se você tem uma padaria, por exemplo, de que adianta investir nos melhores ingredientes e fazer os melhores pães, doces e bolos, se não há quem os prepare e venda da maneira correta? 

Uma empresa é feita de pessoas e isso faz com que elas sejam a chave para garantir o sucesso, ou até a infelicidade de seus negócios. Então a conclusão que chegamos, é que além de tudo que envolve a transformação digital, você como empreendedor deve saber enxergar como ela está diretamente relacionada com seus funcionários. 

Fazer corretamente a gestão de pessoas é garantir que todas as necessidades do colaborador e do gestor serão atendidas. Porque em uma empresa organizada e com o correto tratamento de seus funcionários, a convivência harmônica e bons resultados são garantidos, além da certeza de que todos que estão dentro de seus cargos e funções, têm a capacidade para exercê-los.  

E agora com toda essa transformação digital? O que eu preciso entender que mudou?  

É compreensível que nem todos empreendedores entendam logo de início como a tecnologia tem o poder de potencializar um negócio. Mas à medida que esse processo de transformação digital está cada vez mais interiorizado e acontece em maior escala, é uma questão de tempo até o empreendedor entender e adotar a transformação digital. 

A única preocupação que você deve ter ainda é sobre o tratamento de seus funcionários, porque a transformação digital só vai tornar a vida dos empreendedores mais prática, fácil e livre de preocupações. 

Mas por que devo prestar tanta atenção no meu funcionário?

Funcionários insatisfeitos tendem ter um baixo rendimento no trabalho, que acaba acarretando na baixa lucratividade do seu negócio, afinal, um funcionário desmotivado não atinge sua melhor performance. Sem mencionar os possíveis conflitos que tendem a acontecer por causa da desordem.  

Além disso, caso a situação com o funcionário se torne inviável, sua empresa também pode sofrer com a alta rotatividade dos colaboradores. E sabe o que isso significa? Significa que você terá que lidar com todo o processo de demissão e seguir uma série de regras para evitar processos trabalhistas. 

E o que leva a insatisfação de um funcionário?

É preciso garantir que seus funcionários sigam alguns valores de sua empresa, da mesma maneira que seus bons valores devem ser aplicados no tratamento de um funcionário. Isso quer dizer que, além de práticas internas da empresa, todas as especificações dadas na legislação trabalhista sobre essa relação gestor e funcionário, devem ser seguidas. 

E principalmente agora com a transformação digital, não há mais brecha para se confundir sobre a legislação trabalhista. “A nossa plataforma de controle de ponto online da mywork foi criada para tirar o peso das costas dos empreendedores de pequenas e médias empresas. A gente sabe o quanto era difícil tratar os pontos e manter a ordem na vida ativa do funcionário, e por isso embarcamos na transformação digital e viemos para dar total segurança e autonomia ao gestor”, comenta o COO da mywork, Thomas Carlsen. 

Neste sentido, a rápida e fácil solução para todas as burocracias trabalhistas unida a essa transformação tecnológica, chegou para acabar com as desculpas: sua empresa pode sim ter um melhor rendimento e isso pode acontecer agora! 

Quais soluções essa transformação digital traz pra minha empresa?

É um fato que cada empresa é única e apresenta sua organização individual. Existem as microempresas, as empresas de pequeno porte, a Sociedade Limitada, a Empresa individual de Responsabilidade Limitada enfim, são uma série de empresas diferentes entre si, mas que compartilham uma coisa em comum.  

A maioria delas precisam de funcionários para seu funcionamento. Assim como uma loja precisa de um caixa e seus vendedores, uma padaria emprega não só o caixa como também padeiros, garçons e cozinheiros, enfim, todo tipo de negócio exige uma mão de obra. 

E, consequentemente, essa mão de obra traz a obrigação de o gestor administrá-la conforme as regras a rotina de trabalho. No caso de empresas com menos de 11 funcionários, bater ponto ainda é opcional, mas recomendável. Mas e para aquelas que empregam mais colaboradores? 

Antes do surgimento da plataforma online de controle de ponto essa tarefa era feita manualmente em um caderninho. Era chato, dava muito trabalho e o empreendedor ainda corria um grande risco de encontrar fraudes. E eram essas fraudes que causavam os maiores problemas, porque quando a marcação de pontos é feita de forma errada, os outros erros acontecem como um efeito dominó. 

Mas para a sorte dos empreendedores a transformação digital chegou e tornou possível desenvolver a maneira mais fácil, prática e segura, de fazer a marcação do ponto de cada colaborador. Agora você não precisa passar o maior sufoco para calcular as horas trabalhadas pelo seu funcionário ou demorar dias até entender em quais datas o colaborador veio ou não. Pagar as horas extras não é mais uma dor de cabeça, porque a partir do momento que a jornada de cada trabalhador está sendo computada corretamente, você está livre das confusões! 

Como você viu, a transformação digital facilitou todos os processos que envolvem seu funcionário. E é exatamente isso que a gente quer fazer, levar a nossa transformação digital até você e proporcionar um exclusivo sistema de departamento pessoal. Você pode deixar de lado os antigos caderninhos, relógio de ponto eletrônico ou biométrico! Nossa plataforma está disponível tanto no navegador da sua internet como no app do seu celular. 

E além disso, para sua maior segurança, os sistemas de ponto online passaram a ser permitidos por lei desde 2011, depois da emissão da Portaria 373. Você gostou? Vem fazer parte disso com a gente e melhorar o rendimento do seu negócio! 

Como faço para testar o ponto mobile?

Nesse artigo a gente te mostrou como a transformação digital tem uma ligação direta com o melhor desenvolvimento da sua empresa. Então que tal agora testar nosso Sistema e comprovar isso? 

Para começar, o ponto pelo celular não tem nenhum custo de instalação ou manutenção. Empresas que já utilizaram um relógio de ponto tradicional sabem que pagar R$2.000 pelo equipamento mais o seu custo de manutenção pode ser bastante oneroso. 

Quanto à segurança, estes sistemas costumam ser tão ou até mais seguro que os métodos tradicionais de controle de ponto. Junto com o sistema de controle de ponto online gratuito vem métodos de prevenção de fraudes como: 

  • Senhas: Cada funcionário tem sua própria senha para entrar no sistema e registrar seu ponto. 
  • Verificação de IP: Cada ponto registrado vem acompanhado do IP da rede onde o ponto foi batido para garantir que ele foi marcado em um local conhecido (ex: escritório). 
  • Geolocalização: O local onde o ponto foi registrado também fica marcado. Assim, funcionários externos podem mostrar onde estavam quando marcaram o ponto 
  • Foto: Alguns sistemas de ponto tiram uma foto da pessoa no momento da marcação para dar mais segurança. 
  • Biometria: Reconhecimento de voz, digital ou facial também podem ser utilizados para garantir que a pessoa marcando o ponto é exatamente quem deveria ser. 

ponto pelo celular é tipicamente cobrando no modelo SaaS. Isso quer dizer que o custo é uma mensalidade, tipicamente calculada com base no número de funcionários da empresa. Nós do sistema de controle de ponto online da mywork cobramos um preço por funcionário que pode chegar a ser inferior a R$5 por mês dependendo do tamanho da empresa. 

Além disso, não há nenhuma cobrança de instalação ou manutenção. Também não se cobra taxa alguma por suporte na hora de utilizar o sistema, acreditamos que esse é o modelo mais justo para os clientes. 

Se você tiver interesse em testar nossa plataforma de graça basta fazer um cadastro neste link e já convidar os colaboradores. Se precisar de qualquer auxílio, basta entrar em contato com a gente por e-mail, chat ou telefone. 

Posts similares

Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Toda a semana uma novidade fresquinha no seu e-mail!

Inscreva-se na newsletter