Controle de ponto para professores - Como fazer? 6 meses atrás

controle de ponto para professores

A grande maioria das profissões exige um controle de horas trabalhadas bastante cuidadoso. Seja para cumprir a legislação de controle de ponto do ministério do trabalho que diz que todas as empresas com mais de 10 funcionários precisam controlar o ponto de seus funcionários ou para, efetivamente, fazer o pagamento dos funcionários com base nas horas trabalhadas, é muito importante que este controle seja feito da forma correta. O controle de ponto para professores é particularmente importante pois trata-se de uma profissão com horários e regras trabalhistas diferenciados.

Se você é diretor de um colégio publicou particular, gestor de uma faculdade/ universidade ou responsável por uma escola de línguas ou treinamento e até mesmo dono de academias, sabe muito bem que o controle de ponto para professores é essencial. Pagar as horas de professores horistas e enviar as informações dos pontos para o contador são atividades recorrentes que, na ausência de um sistema de controle de ponto, podem ser bastante complexas de fazer.

Mas qual a melhor maneira de fazer esse controle de ponto para professores? Devo comprar um relógio de ponto biométrico tradicional, utilizar um cartão de ponto ou livro de ponto? Ou devo tentar uma solução mais moderna como o controle de ponto pelo celular? Quais são os custos?

Para responder essas e outras perguntas, nós da mywork resolvemos criar este artigo explicando como funciona o controle de ponto para professores e as principais questões que devem ser levadas em conta antes de se decidir por uma ferramenta de controle de horas trabalhadas.

Quais as regras do controle de ponto para professores?

O controle de ponto para professores exige o respeito a algumas regras específicas. Professores não podem dar mais que um certo número de aulas por dia e precisam, necessariamente, respeita uma carga horária máxima diária. Cada sindicato do Estado tem regras específicas, mas você pode ler mais sobre estas regras no site do sindicato da categoria.

Como esta atividade envolve intervalos na jornada de trabalho durante o dia e um trabalho adicional de preparação do material das aulas/ correções de avaliações, é importante que o método de controle de jornada seja flexível para se acomodar às necessidades da escola e do professor.

O controle de ponto para professores horistas tende a ser mais simples. É o caso de academias, escolas de língua ou autoescolas. Nestes casos, o importante é ter um método de contabilização das horas trabalhadas que seja confiável e imune a fraudes. Aqui na mywork já temos diversos de clientes dessas categorias que têm utilizado diariamente o sistema com seus professores.

Como funciona o controle de ponto para professores via aplicativo?

Muitas escolas já têm utilizado um sistema de ponto mobile para fazer o controle das horas trabalhadas pelos professores. Há uma série de vantagens tanto para as escolas quanto para os próprios professores:

Flexibilidade: O fato de o professor conseguir marcar o ponto por um aplicativo já é uma grande vantagem pois evita que ele/ela tenha que se descolar para o local onde está localizado o relógio de ponto ou o método escolhido. Além disso, as informações dos pontos ficam à disposição tanto da gestão da escola quanto do próprio professor, cumprindo todas as regras do ministério do trabalho e dando mais transparência para o controle de ponto para professores.

Segurança: O local do ponto fica registrado no sistema. Ou seja, mesmo que o professor trabalhe em unidades diferentes ou marque o ponto nas suas atividades fora da escola, é possível ter toda a segurança de saber onde ele/ela estava no momento desta marcação. Além disso, cada professor tem a sua própria conta no sistema, cada qual com a sua senha. Uma segurança importante para as escolas.

Eficiência: O controle de ponto via web ainda traz relatórios automáticos de pagamento de horas extras, adicional noturno e banco de horas para você poupar tempo na hora de fechar a folha de pagamento. Para escolas com professores horistas, ainda é possível ver automaticamente a quantidade de horas trabalhadas pelos professores e atrelar o pagamento a elas. Os relatórios podem ser enviados, após o tratamento do ponto, diretamente aos contadores ou ao departamento financeiro.

Suporte: Na contratação de um sistema de controle de ponto para professores está disponível toda uma equipe de suporte que te ajudará desde o cadastramento inicial a outras dúvidas que podem surgir futuramente.

Economia: Principalmente no caso de escolas que tenham entre 5 a 50 professores, a economia proporcionada pelo controle de ponto para professores online é muito grande. Um sistema de controle de ponto online costuma custar até R$5 por professor por mês e é um dos jeitos mais barato de fazer o registro de ponto. Um valor bastante acessível para os clientes! Não só o custo dos sistema de controle de professores é baixo, mas ele também ajuda a ter um controle mais efetivo sobre as horas extras. É muito comum que os nossos clientes economizem mais de 10% de horas extras só por utilizar um controle de ponto para professores que seja efetivo nos cálculos, reduza atrasos de funcionários e ajude na prevenção de fraudes. A economia gerada pelo sistema mais que paga o seu custo.

Como fazer para testar em minha escola?

Testar o sistema de controle de ponto para professores é muito fácil. Para começar basta criar uma conta no sistema. Para fazer isso no nosso sistema da mywork, basta acessar este link e colocar alguns dados básicos da conta.

Após fazer isso, basta cadastrar os professores que farão o teste. Para fazer este cadastro basta colocar alguns dados básicos como nome, sobrenome, jornada, e-mail/telefone etc. Eles receberão uma notificação por e-mail ou SMS para cadastrar uma senha e já poderão utilizar o sistema de controle de ponto para professores.

Você pode também solicitar que baixem o aplicativo e comecem a bater o ponto por lá. Nosso aplicativo está disponível tanto na Play Store quanto na App Store.

Caso prefira conversar com alguém e tirar outras dúvidas antes de iniciar o teste, você também pode acessar a nossa página e deixar seus dados. Um de nossos atendentes entrará em contato o mais rapidamente possível.

Nenhum comentário em Controle de ponto para professores – Como fazer?

Deixe uma resposta