Cultura Organizacional

Job Rotation: O que é e como implantar na sua empresa?

O job rotation é uma dinâmica de revezamento de funcionários entre os departamentos, cujo objetivo é promover a capacitação entre equipes. Veja!


Você sabia que o job rotation é uma prática que vem sendo cada vez mais aplicada nas empresas? Já tinha ouvido falar nessa dinâmica?

Existem muitas maneiras de promover o engajamento e a produtividade dos funcionários numa empresa e uma delas é o job rotation, ou apenas rotação de trabalho.

Essa técnica consiste, basicamente, em fazer com que o funcionário tenha um pouco de experiência em todos os setores da empresa através de um verdadeiro rodízio entre os departamentos.

Empresas de diferentes setores do mercado de trabalho já tiveram grandes benefícios ao implementarem o job rotation em seu dia a dia e isso aumenta a curiosidade de outras organizações a respeito de como realizar essa dinâmica de revezamentos em seu próprio negócio.

Pensando em ajudar as empresas que desejam entender mais sobre o job rotation, a mywork vai explicar mais sobre essa prática a seguir. Vamos lá?

O que é o job rotation?

Como mencionamos, o job rotation é uma dinâmica de revezamento de funcionários entre os departamentos da empresa e tem como objetivo principal promover uma maior capacitação e o compartilhamento de conhecimentos entre os colaboradores.

Assim, os colaboradores vão trabalhar em diferentes departamentos da empresa por um período específico, reunindo conhecimentos e desenvolvendo habilidades novas.

Num primeiro momento, essa prática pode parecer estranha e até mesmo prejudicial para quem não conhece seu funcionamento. Afinal, como os processos se tornarão eficientes se as pessoas os realizam por curtos períodos de tempo? Como desenvolver as atividades sem uma equipe dedicada a elas?

No entanto, essa dinâmica proporciona uma série de benefícios para as empresas que a aplicam. Vamos falar mais sobre isso a seguir.

Quais as vantagens do job rotation?

Quando a implantação do job rotation é bem feita, as vantagens são percebidas em toda empresa. Nesta seção, vamos falar mais sobre os benefícios que o job rotation pode trazer para a organização.

Desenvolvimento de habilidades

Os funcionários não ficam limitados a uma única função ou a um único conjunto de tarefas. A grande vantagem desse cenário é que as equipes podem desenvolver hard e soft skills que são essenciais para qualquer departamento.

Valorização do capital humano da empresa

Quando a empresa promove o job rotation a possibilidade de encontrar talentos para novas áreas é muito grande, assim como a de valorizar o capital humano.

Imagine que um departamento de vendas acabou de inaugurar uma equipe focada em pós-vendas. Ao invés de iniciar um processo seletivo longo e custoso para preencher as novas vagas, é possível aproveitar o job rotation para identificar quais funcionários que já estão na empresa podem assumir a frente da nova equipe, economizando tempo e dinheiro na seleção de talentos.

Isso torna a companhia mais atrativa por permitir o crescimento dos colaboradores e desenvolvê-los para novas posições. Também é uma forma de valorizar os profissionais que estão na empresa.

Maior conhecimento do negócio

Uma empresa que proporciona trocas frequentes entre os departamentos tem uma vantagem competitiva muito grande: ela permite que todos os funcionários conheçam os processos internos de ponta a ponta.

Isso ajuda os colaboradores a terem uma visão mais ampla e completa das etapas necessárias de uma tarefa ou de um projeto e isso ajuda todos a identificarem melhorias em seus próprios departamentos.

Uma equipe de marketing que trabalha com produtos importados, por exemplo, depende da equipe de compras e importações para desenvolver as estratégias de comunicação e vendas. Quando existe o job rotation, a equipe de marketing entende os prazos para pedidos e envio dos produtos, bem como o tempo necessário para aprovação de pagamentos e de documentos alfandegários.

Ao mesmo tempo, a equipe de compras e importações entende as demandas das campanhas de marketing e lançamentos que estão sendo desenvolvidos e ajuda os colegas a estimar os calendários de produção e entrega dos materiais.

Assim, quando o job rotation faz parte da realidade da empresa, é possível expandir o conhecimento dos funcionários a respeito dos processos internos e otimizar as rotinas de cada equipe.

Retenção de talentos

Ambientes de trabalho mais dinâmicos tendem a reduzir os índices de turnover da empresa, pois os melhores talentos são motivados a ficarem e se desenvolverem dentro de uma empresa que os valoriza e desenvolve suas habilidades.

Colaboradores motivados e que enxergam valor no conhecimento que é compartilhado entre as equipes são extremamente valiosos para qualquer organização, pois tendem a trazer melhores resultados e melhorar processos de trabalho. O job rotation promove esse intercâmbio de conhecimentos e, consequentemente, atua na retenção de talentos da empresa.

Preparação para novas responsabilidades

Da mesma forma que os funcionários são expostos a novos conhecimentos, o job rotation também deve apresentá-los a novas oportunidades de desenvolvimento e crescimento profissional na empresa. 

Por promover uma maior sede de conhecimento e capacitar os profissionais para atuarem em diferentes áreas, o job rotation também é uma ótima maneira de preparar os colaboradores para cargos que exigem mais responsabilidade dentro da empresa.

Essa dinâmica é ótima para o plano de carreira dos funcionários e para exercitar a flexibilidade em todas as áreas da organização.

Mas como implantar o job rotation na empresa?

Agora que você já sabe o que é o job rotation e seus benefícios, é hora de entender como aplicá-lo na sua empresa.

Existem algumas boas práticas para que essa estratégia seja efetivamente implementada dentro da sua organização. Veja a seguir:

Avaliação dos colaboradores

Antes de traçar sua estratégia, é preciso conhecer os funcionários que participarão do job rotation e fazer algumas perguntas:

Os participantes serão equipes fixas ou apenas alguns colaboradores? Os profissionais celetistas também farão o rodízio ou apenas os estagiários? Todos os departamentos vão entrar no job rotation ou apenas aqueles que têm maior afinidade de processos?

É importante entender qual é a melhor maneira de realizar a rotação entre os funcionários pois, para que os conhecimentos sejam compartilhados, é preciso que alguns profissionais estejam sempre no departamento para repassá-los.

É responsabilidade do RH determinar o plano de desenvolvimento de cada um dos colaboradores e entender como é a melhor forma de fazer o job rotation.

Criação de uma lógica de rotatividade

Depois de entender quem serão os participantes do job rotation, é preciso criar uma lógica para a rotatividade entre os setores.

Quais departamentos farão o rodízio de funções? Quais departamentos precisam de mais tempo de intercâmbio de conhecimentos? Isso tudo é importante para estabelecer a lógica de compartilhamento de conhecimentos entre os funcionários.

Preparação dos participantes

Uma vez estabelecidos os participantes do job rotation, é importante prepará-los para as atividades que serão realizadas.

Oferecer treinamentos para os funcionários antes do início da rotação e explicar quais são os objetivos da dinâmica detalhadamente é importante para o sucesso dessa estratégia.

Definição dos mentores e líderes

Uma ótima forma de realizar o job rotation é estabelecer quem são os mentores de cada área e as figuras de liderança dentro dos grupos participantes.

Um funcionário que está na empresa há mais tempo e vai participar do job rotation pode servir como um líder e uma referência para a equipe que vai participar da rotação, pois a tendência é que esse colaborador já conheça os gestores e mentores de outras áreas.

Análise dos resultados pós job rotation

De nada adianta fazer todo esse processo e não avaliar os resultados depois, não é? É importante que o departamento de RH da empresa realize uma análise cuidadosa e profunda dos resultados obtidos no job rotation para entender se as estratégias aplicadas estão funcionando.

Também é importante não perder de vista alguns outros indicadores:

  • O nível de absenteísmo aumentou em algum setor depois que o job rotation foi aplicado? 
  • Os funcionários estão batendo ponto corretamente em todos os departamentos?
  • Há algum indicativo de que os colaboradores estão insatisfeitos com as novas atividades? 

Tudo isso é importante para entender mudanças e contornar problemas que podem ser causados pela nova dinâmica.

Nas questões que envolvem a jornada de trabalho dos diferentes setores da empresa, a mywork pode ajudar muito!

Nosso sistema de controle de ponto online ajuda empresas de todos os tamanhos e setores a acompanharem as horas trabalhadas dos colaboradores, além de fazer o cálculo automático de banco de horas e horas extras dos funcionários. Clique aqui para testar a mywork gratuitamente durante 15 dias!

Posts similares

Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Toda a semana uma novidade fresquinha no seu e-mail!

Inscreva-se na newsletter