Controle de Ponto

Benefícios do Controle de Ponto por Aplicativo

Você sabe quais são os benefícios que o controle de ponto por aplicativo pode trazer para o seu negócio? Acesse o blog da mywork e descubra!


Você sabe quais são os benefícios que o controle de ponto por aplicativo pode trazer para o seu negócio?

Muitas empresas, independente do setor de atuação, já se beneficiam com o uso de plataformas e softwares de gestão em suas rotinas internas. 

Sejam esses utilizados na cadeia produtiva, em logística ou na gestão de pessoas, não há como negar as vantagens que a tecnologia proporciona no dia a dia dos mais diversos negócios.

Hoje vamos falar especialmente sobre o impacto de uma dessas tecnologias nas rotinas de gestão de pessoas das empresas, especialmente para o departamento pessoal. O foco agora é no aplicativo de ponto eletrônico.

Se você acompanha o blog da mywork, já deve saber que muitos gestores de DP e RH buscam soluções para coordenar as rotinas de trabalho dos colaboradores e também para economizar tempo e dinheiro com processos operacionais de gestão de pessoas. 

Afinal, quanto mais ágeis forem tais processos, mais tempo sobra para a criação de estratégias focadas em outros pontos importantes da gestão de pessoas, como treinamentos para funcionários, desenvolvimento de planos de carreira, entre outros.

O controle de ponto por aplicativo é uma ferramenta eficiente de agregar tudo isso às rotinas do departamento pessoal e investir nesse tipo de solução pode ajudar muitos gestores a melhorar o desempenho interno como um todo.

Além disso, o controle de ponto é uma rotina obrigatória para todas as empresas brasileiras com mais de 20 colaboradores e é uma das formas mais seguras de criar um histórico das rotinas exercidas entre empregador e empregado.

Ao longo deste artigo, vamos te mostrar os principais benefícios do controle de ponto por aplicativo e vamos falar também sobre o que a legislação trabalhista diz sobre essa ferramenta de controle de jornada de trabalho.

Quer saber mais sobre o assunto e entender como o controle de ponto por aplicativo pode impulsionar os resultados do seu negócio? Então continue com a leitura!

Como surgiu o controle de ponto por aplicativo?

As empresas passaram a ser obrigadas a fazer a marcação de ponto de seus colaboradores no ano de 1948, ano no qual essa regra foi criada na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Antes, esse controle de horários de entrada, saída e intervalos dos funcionários era feito através de um livro de ponto, no qual cada funcionário registrava a hora de entrada e saída.

Na década de 2000, o relógio de ponto eletrônico começou a ser usado por muitas organizações, o que trouxe um pouco mais de modernidade a este processo. Com ele, o funcionário poderia marcar o ponto com um crachá ou até mesmo com sua digital.

O grande problema é que tais métodos de marcação de ponto não eram tão seguras quanto necessário, pois estavam sujeitas a falhas humanas e até mesmo à fraudes nos registros de horas.

Esse tipo de situação causava muitos problemas para os profissionais de recursos humanos responsáveis por lidar com o controle de ponto nas empresas, o que abriu uma porta para que novas soluções fossem criadas para resolver tais situações problemáticas.

O controle de ponto por aplicativo surgiu a partir de todas essas situações.

A mywork, por exemplo, desenvolveu o controle de ponto por aplicativo para garantir mais segurança, praticidade, agilidade e flexibilidade para todos os gestores e colaboradores das empresas brasileiras.

Como funciona o controle de ponto em aplicativo?

O controle de ponto por aplicativo é uma solução que permite que os colaboradores de uma empresa façam o registro de seus horários de entrada, intervalos e saídas através do próprio smartphone ou tablet.

Em outras palavras, esse método de controle de ponto é aquele em que os funcionários registram seus pontos em um aplicativo especializado através de um dispositivo conectado à internet.

O sistema de controle de ponto desenvolvido pela mywork possibilita a marcação de ponto em dispositivos móveis e o aplicativo próprio para isso pode ser baixado diretamente na Play Store, para dispositivos Android, ou na App Store, para iOS.

Essa solução conta com um sistema que armazena as informações em nuvem e todas podem ser acessadas através de dispositivos móveis ou pela plataforma do gestor.

Assim, os colaboradores podem marcar o ponto facilmente através de seu próprio smartphone e os gestores podem ter acesso a todas as informações geradas a partir desta marcação.

O controle de ponto por aplicativo é permitido por lei?

Sim! Vamos entender um pouco mais sobre como esse tipo de solução foi introduzida no mercado de trabalho.

Em 2009 foi criada a portaria 1510, que determina todas as normas para que as empresas possam utilizar o Sistema de Registro Eletrônico de Ponto para fazer o controle e acompanhamento das jornadas de trabalho dos funcionários.

Essa portaria também é conhecida como Lei do Ponto Eletrônico e foi desenvolvida como uma forma de atualizar as rotinas de registro de jornadas nas empresas brasileiras e trazer mais segurança a este processo como um todo, desde a marcação do ponto até o acerto da remuneração do trabalhador.

Em 2011, por sua vez, foi criada a portaria 373, que regulamentou o uso de sistemas alternativos de controle de ponto nas empresas do país. Uma das formas de controle de ponto alternativo é justamente o aplicativo de controle de ponto.

A portaria 373 é apenas um dos reflexos do intenso processo de transformação digital no mercado de trabalho brasileiro, que exige cada vez mais agilidade e segurança para os processos de gestão de pessoas dentro das empresas.

Quais são as vantagens do controle de ponto por aplicativo?

Agora que você já entendeu mais sobre o funcionamento do controle de ponto por aplicativos, vamos entender as principais vantagens do controle de ponto por aplicativo. 

  • Suporte:

Sabemos que é essencial acompanhar as rotinas de trabalho dos colaboradores ao longo do tempo, pois elas facilitam o entendimento de diversos cenários internos da empresa.

A mywork proporciona uma experiência completa de segurança, praticidade e inteligência através do sistema de controle de ponto online. Além disso, a equipe de suporte está sempre disponível para ajudar os usuários do sistema.

  • Segurança:

Um controle de ponto por aplicativo online evita totalmente as fraudes e falhas humanas no registro de ponto, pois conta com ferramentas exclusivas para certificar gestores e funcionários de que os pontos estão sendo contabilizados e processados de forma correta.

Além de tudo isso, o sistema de controle de ponto por aplicativo da mywork permite a criação de cercas virtuais, que asseguram que o colaborador baterá o ponto no local de trabalho correto e pré-determinado pelo gestor.

Uma vez que o controle de ponto é feito, é possível acessar todas as informações computadas no sistema e realizar o tratamento de tais pontos, como exige a lei.

É comum que um colaborador faça o registro de ponto no horário errado, esqueça de bater  o ponto ou faça um registro duplicado. Tudo isso pode ser corrigido facilmente quando se tem um controle de ponto por aplicativo, pois as informações podem ser acessadas facilmente na plataforma.

Isso também auxilia no momento de fechamento da folha de pagamento, pois qualquer irregularidade que poderia interferir na remuneração do colaborador pode ser corrigida antes que a folha seja processada.

Isso evita tanto erros no pagamento quanto outros problemas mais graves, como processos trabalhistas, por exemplo.

O sistema de controle de ponto da mywork conta com todas essas funcionalidades, e ainda permite que os gestores emitam relatórios fiscais.

  • Relatórios fiscais:

Uma das principais funcionalidades de um controle de ponto por aplicativo e, consequentemente, de um controle de ponto online, é a possibilidade de emitir relatórios de ponto essenciais, como é o caso do AFD, AFDT e ACJEF.

Nestes arquivos são registrados todos os pontos batidos pelos colaboradores e também são calculadas todas as variáveis que podem impactar na remuneração do colaborador ao final do mês, como horas extras, adicionais, entre outros.

Isso facilita processos fiscais e ainda garante que a empresa está cumprindo as regras estabelecidas pela legislação trabalhista, evitando também problemas em casos de auditorias.

Quanto custa um aplicativo de controle de ponto?

Os aplicativos de controle de ponto costumam ser cobrados num modelo de mensalidade, no qual as empresas pagam pelo número de funcionários que utilizarão as soluções oferecidas.

O sistema de controle de ponto da mywork é a solução mais completa e acessível do mercado, combinando custo-benefício e segurança para as empresas. Você pode começar a fazer o controle de ponto de seus funcionários em pouquíssimos minutos! Clique aqui e teste o controle de ponto por aplicativo da mywork gratuitamente.

Posts similares

Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Toda a semana uma novidade fresquinha no seu e-mail!

Inscreva-se na newsletter