Salário sob Demanda: Como funciona? 2 semanas atrás

Você conhece o salário sob demanda?

Há situações em nossa vida que acontecem de forma inesperada e exigem gastos que não estavam no nosso planejamento. Isso é completamente normal e vários brasileiros já se viram nesse tipo de cenário.

Em casos assim, é comum que os trabalhadores solicitem um adiantamento de salário para que possam resolver o imprevisto em questão, o que alivia momentos de dificuldade que surgiram.

O salário sob demanda, de forma geral, pode ser entendido justamente como um adiantamento de salário. Nesse tipo de remuneração, os colaboradores têm acesso ao valor mensal dos dias que trabalharam de forma imediata.

Esse modelo de remuneração facilita o acesso aos valores do salário para o pagamento de dívidas ou para solucionar problemas, tudo isso antes do dia oficial de recebimento das verbas salariais.

Muitos trabalhadores consideram este um jeito mais funcional e prático para quitar dívidas e controlar as finanças pessoais, o que os ajuda também a evitar atrasos de pagamento e outras complicações.

Pensando em ajudar os colaboradores a organizarem suas finanças, muitas empresas vêm adotando a estratégia do salário sob demanda. Neste artigo, vamos te explicar com mais detalhes como funciona o salário sob demanda e as vantagens desse modelo de remuneração tanto para os funcionários quanto para a organização.

Vamos lá?

O que é o salário sob demanda?

O salário sob demanda é um modelo de remuneração que consiste em dar ao colaborador acesso imediato ao salário proporcional dos dias já trabalhados naquele mês.

Por exemplo, se uma empresa faz os pagamentos de salários no último dia útil do mês, os trabalhadores ficam limitados a receber apenas neste dia, tendo muitas vezes que reorganizar datas de vencimento de boletos, faturas e outras dívidas.

No entanto, as empresas que adotam o salário sob demanda e permitem que os funcionários tenham flexibilidade para organizar suas dívidas e outros gastos, sem deixar que nenhuma pendência se acumule.

Essa já é uma modalidade de pagamento muito popular entre empresas brasileiras, pois tem como objetivo flexibilizar os pagamentos e as horas trabalhadas mês a mês.

Essa flexibilidade ajuda muitos trabalhadores a resolver problemas financeiros e dificuldades para fechar as contas, o que torna o salário sob demanda cada vez mais atrativo.

Além disso, da mesma forma que a automação de outros processos relacionados à gestão de pessoas e de folha de pagamento, o salário sob demanda é um processo que vem se tornando cada vez mais acessível para diversas empresas, 

O que é essencial para implementar o salário sob demanda?

Como você deve ter entendido, o salário sob demanda corresponde ao pagamento dos dias já trabalhados pelos colaboradores de uma empresa.

Embora essa modalidade de pagamento dê mais flexibilidade para o dia a dia dos funcionários, a empresa não pode simplesmente realizar o pagamento sem nenhum critério para conferir a jornada de trabalho já feita pelos colaboradores até a solicitação do salário.

Para que o salário sob demanda seja pago de forma correta e para que o departamento de RH tenha controle de todas as verbas salariais já acertadas com os funcionários, é fundamental que a empresa tenha um controle de horas trabalhadas eficiente e assertivo.

Através de um controle de jornada de trabalho que acompanha as horas trabalhadas pelos colaboradores a cada dia, as empresas podem ter acesso a informações essenciais para realizar esse pagamento de forma correta.

Entre essas informações, está, por exemplo, o total de horas extras que foram cumpridas até o momento de solicitação do salário e que devem ser computadas na remuneração do trabalhador.

A melhor forma de assegurar que todos os fatores que impactam na remuneração do colaborador estão sendo computados e armazenados de forma correta é investir em soluções de controle de ponto online, como é o caso da mywork.

A mywork é um sistema de controle de ponto online que facilita a gestão pessoal de milhares de empresas brasileiras. Com a solução de ponto online da mywork, os gestores têm acesso a todas as informações referentes à jornada de trabalho dos funcionários, incluindo horários de entrada, intervalos e saídas, bem como horas extras, adicionais noturnos, faltas justificadas ou não, banco de horas e muito mais.

Você pode testar a solução de controle de ponto online da mywork gratuitamente durante 15 dias! Basta clicar aqui e começar a otimizar as rotinas da sua empresa.

Quais são as principais vantagens do salário sob demanda?

Há uma série de vantagens que podem ser conquistadas por uma empresa que passa a oferecer salários sob demanda para seus funcionários. Podemos mencionar o aumento da satisfação e a ajuda a funcionários que passam por problemas financeiros, por exemplo.

Nesta seção, vamos falar mais a respeito das principais vantagens do salário sob demanda para empresas e para colaboradores.

  • Redução da preocupação com dinheiro

Uma das maiores vantagens que o salário sob demanda pode trazer para os colaboradores é justamente a redução do estresse causado pela dificuldade no pagamento de dívidas e na administração de finanças no geral. Afinal, o salário sob demanda dá mais autonomia aos funcionários por permitir que eles solicitem o pagamento quando precisarem.

Ao ter controle sobre sua vida financeira, o trabalhador tende a ficar mais relaxado, o que aumenta não apenas seu próprio bem-estar, mas o de toda a equipe.

  • Aumento do controle e da consciência financeira

Os profissionais que têm a possibilidade de receber o salário sob demanda têm a tendência de organizar melhor sua vida financeira, o que é extremamente importante para a vida de todos os trabalhadores.

Quando o profissional tem a possibilidade de receber seu salário para quitar dívidas ao invés de tentar organizá-las em torno de uma data única de pagamento, os profissionais passam a ter um aumento de seu controle financeiro, pois têm consciência de seus gastos, dívidas e investimentos com mais clareza.

  • Menos preocupação com adiantamentos

  Pedir um adiantamento de salário na empresa é uma situação que pode causar muito constrangimento a alguns funcionários, especialmente se estão passando por dificuldades financeiras. 

Isso pode gerar um estado de vergonha em relação ao departamento de Recursos Humanos, o que faz com que muitos profissionais nem cheguem a fazer o pedido.

O salário sob demanda acaba com esse mal estar, já que permite que o colaborador tenha controle total de quando receberá seu salário.

  • Aumento da produtividade e do engajamento

Com o pagamento do salário sob demanda e a diminuição das preocupações com questões financeiras, os trabalhadores se tornam cada vez mais protagonistas de sua vida financeira e as preocupações com despesas se atenuam.

Uma vez que os trabalhadores se vêem livres do estresse causado pelo pagamento de dívidas, a tendência é que haja uma melhoria de desempenho das equipes na empresa e um aumento da produtividade interna, o que é vantajoso tanto para os trabalhadores quanto para a empresa.

  • Aumenta a retenção e atração de talentos

Você já entendeu que o salário sob demanda é um benefício que aumenta a satisfação dos colaboradores. Já é de amplo conhecimento que funcionários satisfeitos tendem a permanecer na empresa por mais tempo, o que diminui os índices de turnover da organização.

Mais do que diminuir a rotatividade, isso também representa uma redução de gastos com processos seletivos, novas contratações e com o pagamento de verbas rescisórias.

Além disso, por se tratar de um benefício financeiro, o salário sob demanda é um grande atrativo para candidatos que estão em busca de um novo emprego, tornando a empresa mais competitiva.

Essa vantagem pode significar uma maior facilidade da empresa em contratar os melhores profissionais disponíveis, além de destacar a organização em meio à concorrência. No longo prazo, a atração de novos talentos impacta diretamente nos resultados do negócio.

  • Valorização da cultura empresarial

O salário sob demanda também agrega valor à cultura organizacional, pois é um benefício que atende às necessidades financeiras de muitos trabalhadores, ajudando na manutenção de seu bem-estar financeiro e pessoal. 

Uma empresa que se preocupa com o capital humano melhora muito seu employer branding e destacam a cultura interna para todos os funcionários ao valorizá-los de forma humanizada. Tudo isso também impacta positivamente nas relações de trabalho e na produtividade.

Por que considerar essa modalidade de remuneração?

As empresas que adotam medidas que ajudam os funcionários a manter sua saúde financeira em dia tendem a contar com equipes mais motivadas e engajadas em suas rotinas de trabalho. 

Além disso, esse tipo de benefício contribui para o sentimento de lealdade e pertencimento dentro da empresa, pois os funcionários realmente sentem que a organização se preocupa com seu bem-estar.

Com os colaboradores livres de preocupações e engajados com suas tarefas, o resultado dos negócios tende a melhorar consideravelmente. O bem-estar dos funcionários auxilia muito na otimização do desempenho da equipe.

O salário sob demanda acelera rotinas de inovação ao mesmo tempo que fomenta uma cultura organizacional sólida, que se reflete dentro e fora da empresa.

Nenhum comentário em Salário sob Demanda: Como funciona?

Deixe uma resposta