Dia do profissional de RH: entenda a importância dessa data!

O dia 3 de junho é a data em que se comemora o dia do profissional de RH, importante para o sucesso das empresas em todo o mundo. Saiba mais!


No mês de julho é comemorado o dia do profissional de RH, uma data que celebra e homenageia profissionais que têm papel fundamental e estratégico nas empresas brasileiras.

A área de gestão de recursos humanos se tornou indispensável para qualquer empresa que preza pelo desenvolvimento de seus colaboradores e de seu quadro de funcionários. Cada vez mais essenciais para as estratégias empresariais, os profissionais de RH são aqueles que tomam grande prazer em atividades de desenvolvimento humano e liderança nas organizações.

Neste artigo, vamos falar mais sobre o surgimento das comemorações dedicadas aos profissionais de RH e do importante papel que estes profissionais desempenham no dia a dia das empresas.

Quando surgiu o dia do profissional de RH?

No dia 3 de junho de 1976, foi fundada a Federação Mundial da Associação de Gestão de Pessoas (ou WFPMA – World Federation of People Management Associations), que representa uma rede mundial de profissionais voltados à área de gestão de pessoas.

O dia 3 de junho, desde então, é a data em que se comemora o dia do profissional de RH como forma de reconhecer a importância destes trabalhadores para o sucesso das empresas em todo o mundo.

No Brasil,  a WFPMA tem como afiliada a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), cuja missão é “Fomentar uma comunidade inovadora e colaborativa, que conecte diferentes atores do cenário de relações do trabalho, com o objetivo de difundir as melhores práticas em gestão de pessoas”.

A importância do profissional de RH nas empresas

Desde que a data foi criada para comemorar as realizações dos trabalhadores do departamento de RH, o protagonismo de tais profissionais cresceu exponencialmente. 

Se antes o setor era responsável por tarefas burocráticas e operacionais dentro das empresas, hoje em dia conta com uma série de responsabilidades que envolvem desde a admissão de funcionários até os desafios de alinhar a tecnologia com a gestão de talentos.

Assim, o departamento de RH vem assumindo um papel muito mais estratégico nas empresas, pois também é envolvido nos processos de aumento de produtividade, melhoria do employer branding, coleta de dados relacionados à satisfação e engajamento, seleção e desenvolvimento de talentos para a empresa, entre outras atividades fundamentais para o sucesso dos negócios.

Quais são as principais demandas do departamento de RH?

Não dá para negar que o RH é uma das peças-chave de qualquer empresa, né? Nesta seção, vamos falar mais sobre as principais demandas que este departamento tem não apenas em relação às empresas, mas também com os colaboradores.

Processo de recrutamento e seleção de candidatos

Uma das tarefas centrais do departamento de recursos humanos é a atração de talentos para as vagas que estão em aberto na empresa. É preciso investir na especialização de profissionais para que eles sejam capazes de identificar e atrair os melhores candidatos do mercado de trabalho para a organização.

E isso envolve muito planejamento: é preciso que o profissional de RH saiba exatamente o perfil que é procurado para a vaga, que saiba identificar o fit cultural dos candidatos com a empresa, o nível de aptidões técnicas e comportamentais dos perfis que estão sendo recrutados. Tudo isso impacta diretamente nos resultados da empresa, pois são os candidatos selecionados pelo RH que serão desafiados a entregar soluções para o negócio.

Realizar contratações assertivas não é tarefa fácil e, por isso, o departamento de RH conta com uma série de estratégias para fazê-lo. Envolver gestores na tomada de decisão, conduzir dinâmicas de seleção em grupo e entrevistar detalhadamente os candidatos são apenas algumas das importantes atividades que o gestor de recursos humanos deve fazer.

Onboarding de funcionários

Uma vez que um funcionário é contratado pela empresa, o RH também tem a função de integrá-lo com o restante da equipe e com a cultura organizacional. O onboarding é uma estratégia amplamente utilizada por empresas de diversos segmentos e tamanhos, pois é uma ótima forma de deixar o novo funcionário confortável com os novos desafios e proporcionar o acolhimento por parte dos demais colaboradores.

Neste sentido, o profissional de RH tem papel fundamental em estruturar as rotinas de onboarding da empresa. É comum que o primeiro dia de trabalho de um novo funcionário seja focado na integração e este processo é geralmente conduzido pelo gestor de RH e pelo novo gestor do contratado.

Desenvolvimento de talentos

Outro aspecto importante que também envolve a gestão de pessoas por parte do RH é o desenvolvimento de talentos.

Uma vez que um profissional foi contratado para uma vaga dentro da empresa, é imprescindível que sua evolução seja acompanhada e alinhada com as expectativas da organização. Afinal, selecionar o candidato mais promissor para a vaga é apenas o primeiro passo para o sucesso.

O RH é também responsável por processos de desenvolvimento de talentos dentro da empresa e pode fazer isso de diversas formas, como promovendo workshops e palestras focando em bem-estar, compartilhamento de conhecimentos entre as equipes, estruturando rotinas de feedback entre lideranças e liderados e muito mais.

Muito deste processo pode ser feito em parceria com outras áreas, mas é o profissional de RH que toma a iniciativa: envolver gestores em ações de compartilhamento de conhecimentos, oferecer treinamentos, investigar os níveis de satisfação dos colaboradores com a empresa… esses são alguns exemplos de desafios do RH voltados para o desenvolvimento de talentos.

Avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho é uma métrica muito utilizada para acompanhar a performance dos trabalhadores dentro das empresas de forma objetiva e prática, e é mais uma tarefa importante que envolve o profissional de recursos humanos.

Para realizar uma avaliação de desempenho não basta apenas saber se o funcionário atingiu ou não as metas estabelecidas pela empresa. É preciso uma análise completa das atitudes, do fluxo de trabalho, das entregas rotineiras, da qualidade das entregas e dos desafios que o profissional apresenta ao longo de um período. Essa é a melhor forma de oferecer um feedback construtivo, justo e  imparcial.

De acordo com as avaliações de desempenho é possível estruturar meios para melhorar as entregas dos funcionários que estão com alguma dificuldade e celebrar as conquistas daqueles que mostram resultados satisfatórios. Essa cultura de feedback constante é ótima para melhorar a empresa.

Programas de benefícios

A estruturação de um plano de benefícios para motivar e ajudar os funcionários também é uma das mais importantes tarefas do profissional de RH, especialmente nas empresas que contam com muitos colaboradores.

Os benefícios trabalhistas são uma parte da remuneração dos funcionários de uma empresa e servem tanto como um auxílio quanto como um cumprimento de direitos dos trabalhadores. De forma geral, tais benefícios são focados na qualidade de vida do trabalhador brasileiro.

Entre os principais benefícios que as empresas costumam oferecer para seus colaboradores podemos destacar:

  • Vale-alimentação
  • Vale-refeição;
  • Vale-transporte;
  • Plano de saúde;
  • Seguro de vida;
  • Plano odontológico;
  • Entre outros.

Gestão de rotinas

Há outras obrigações que a empresa precisa cumprir que envolvem a gestão de rotinas dos colaboradores, como, por exemplo, a gestão de bancos de horas e pagamento de horas extras.

Estas atividades têm um impacto direto na remuneração dos funcionários e é parte das atribuições do profissional de RH. Muitos gestores de recursos humanos enfrentam complicações na administração destas atividades, pois elas exigem um alto grau de compreensão legislativa e técnica, além de comprometimento com cálculos trabalhistas corretos, assertivos e transparentes. 

Muitas empresas investem em ferramentas voltadas para a automação e digitalização de processos de gestão de pessoas como uma forma de potencializar as atividades do RH. O controle de ponto online da mywork, por exemplo, é uma solução completa que permite não apenas o registro de ponto remoto de todos os funcionários de uma organização, mas também automatiza cálculos de horas extras, adicionais noturnos, saldo de banco de horas e muito mais. Não perca tempo! Transforme a gestão de rotinas do seu negócio e desenvolva ainda mais o seu departamento de recursos humanos. Clique aqui e teste a mywork gratuitamente durante 15 dias.

Posts similares

Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Toda a semana uma novidade fresquinha no seu e-mail!

Inscreva-se na newsletter