Controle de Férias

7 vantagens de ter um controle de férias online

O controle de férias online garante muito mais flexibilidade, segurança e transparência para o RH das empresas. Entenda mais vantagens agora!


Fazer o controle das férias dos funcionários é uma atividade rotineira dos profissionais de Recursos Humanos e realizar essa tarefa com um controle de férias online é ainda mais prático.

A cada ano, os funcionários contratados no regime da CLT têm direito a um período de férias remuneradas que devem ser gerenciadas pelos líderes e gestores da empresa. 

É de extrema importância que os encarregados pelo controle de férias dos colaboradores conheçam as normas relacionadas a esse direito trabalhista, pois isso previne problemas tanto para a empresa quanto para os funcionários.

Neste artigo, vamos te ajudar a entender mais sobre as regras que permitem aos gestores controlar férias dos funcionários com um controle de férias online.

Vamos lá?

Por que é importante fazer um bom controle de férias?

Fazer um controle de férias eficiente é importante para ambas as partes: para os colaboradores, que reconhecem esse direito como importante para sua vida financeira e descanso, e para as empresas, que precisam respeitar a legislação trabalhista e evitar problemas com a justiça do trabalho.

Ainda hoje, muitas empresas gerenciam as férias dos funcionários por meio de planilhas que precisam ser preenchidas manualmente. 

Esse processo pode gerar erros humanos e fazer com que dados importantes deixem de ser registrados, resultando em prejuízos para o negócio. 

O problema é ainda maior para as grandes empresas, pois quanto mais funcionários e operações, maior é a chance de erros acontecerem.

Uma solução eficiente para um bom controle de férias é integrá-lo à gestão do controle de ponto. Dessa forma, os dias de ausência não justificados dos funcionários podem ser descontados, por exemplo. 

Isso transforma os dados diários registrados em informações estratégicas para o RH.

Ferramentas incorporadas a outros softwares de gestão de pessoas facilita o cumprimento de regras referentes não só às férias, mas à jornada de trabalho, aos horários de intervalo, às horas extras, etc. 

Por isso, investir num bom controle de férias online é fundamental para otimizar as rotinas do departamento pessoal.

Quando é o período de férias dos funcionários?

Os trabalhadores com carteira assinada, ou seja, contratados pela CLT, têm direito a um período de férias a cada 12 meses de trabalho na empresa. 

Esse descanso costuma ter duração de 30 dias e é adquirido pelo funcionário após completar um ano de trabalho.

Mas como fazer o controle das férias online após o período aquisitivo?

O período aquisitivo é o intervalo de 12 meses que o funcionário deve trabalhar para ter direito às suas férias de 30 dias.

De acordo com o artigo 129 da CLT:

“Todo empregado tem direito anualmente ao gozo de um período de férias, sem prejuízo da remuneração”

Já o artigo 130 da mesma legislação estabelece que, após completar 12 meses de trabalho, o trabalhador tem direito a um período de 30 dias consecutivos de descanso.

O que é o controle de férias online?

O controle de férias online é uma ferramenta que permite aos profissionais de RH gerenciar o período de férias dos funcionários de forma mais eficiente e automatizada. Com essa ferramenta, é possível ter um controle mais preciso dos dias de férias aos quais cada colaborador tem direito, assim como das férias já concedidas e das que ainda estão pendentes.

O sistema de controle de férias online da mywork, por exemplo, permite que os gestores tenham uma visão completa e detalhada:

  • Do período aquisitivo dos funcionários;
  • Das férias concedidas, próximas ao vencimento e vencidas;
  • Das solicitações de férias feitas pelos funcionários;
  • Dos dias de férias em concessão;
  • Das férias aprovadas ou recusadas;
  • Dos motivos pelos quais determinado período de férias foi recusado pelo RH ou pelo gestor
  • E muito mais!

Se você quiser testar o controle de férias online da mywork, basta clicar aqui e aproveitar o teste grátis de 15 dias! Também oferecemos uma solução de contorle de ponto online que pode ser integrada ao controle de ponto e ajudar o seu DP a automatizar e otimizar todas as rotinas de gestão de funcionários.

Por que ter um controle de férias online?

A relevância do controle de férias online é bastante significativa para profissionais de RH, empresas e funcionários. 

Primeiramente, essa ferramenta ajuda a otimizar o tempo dos profissionais de RH, uma vez que as informações são inseridas em um sistema que automatiza o processo de gestão de férias, eliminando a necessidade de planilhas manuais ou de cálculos manuais.

Além disso, o controle de férias online garante mais transparência e precisão no processo de concessão de férias, reduzindo o risco de erros ou conflitos de agendamento. Isso é importante para as empresas, que conseguem evitar possíveis prejuízos financeiros ou jurídicos decorrentes de problemas na gestão de férias.

Para os funcionários, a ferramenta de controle de férias online é vantajosa pois garante mais transparência e segurança na gestão de seu período de descanso. Os colaboradores podem ter acesso a informações atualizadas sobre seus dias de férias e ter mais clareza sobre quando poderão usufruir desse direito.

7 vantagens do controle de férias online

O controle de férias online pode ser um diferencial para o seu negócio, simplificando as atividades desempenhadas pelo RH. Além disso, a automação do processo pode levar a empresa a uma nova realidade, inserindo-a na era da transformação digital.

A seguir, separamos algumas vantagens que um controle de férias online pode trazer para a sua empresa:
Redução de erros: ao automatizar o processo de controle de férias, é possível minimizar a ocorrência de erros humanos que podem causar problemas para os funcionários e para a empresa.

1- Maior precisão e confiança nas informações

Como você já sabe, o RH precisa ter em mãos informações corretas e confiáveis para organizar a rotina dos funcionários e garantir que todos os direitos trabalhistas estão sendo cumpridos.

A tecnologia utilizada no controle de férias online permite que os dados sejam mais precisos e confiáveis, o que pode melhorar a tomada de decisões estratégicas para o RH.

2- Acesso remoto

Com o controle de férias online, é possível acessar os dados e informações em qualquer lugar e a qualquer momento, desde que haja conexão com a internet.

3- Mais segurança

As informações do controle de férias online são armazenadas em servidores seguros, o que reduz o risco de perda de dados e violações de privacidade.

Esse tipo de ferramenta também permite que os gestores tenham acesso rápido aos dados de férias dos funcionários sem a preocupação de que tais informações sejam fraudadas ou perdidas de alguma forma.

Tudo isso assegura que a empresa terá como comprovar que o direito de férias dos funcionários foi respeitado em casos de problemas trabalhistas.

4- Economia de tempo e automatização de cálculos

A automatização do processo de controle de férias economiza tempo para os profissionais de RH, que podem dedicar seu tempo a outras atividades estratégicas.

Pelo fato de que os cálculos de férias podem ser automatizados, é possível deixar de lado cálculos manuais que podem conter erros e rasuras, o que favorece o dia a dia do profissional de RH.

5- Facilidade de uso

Os sistemas de controle de férias online são geralmente fáceis de usar e intuitivos, o que facilita o uso por parte dos funcionários e dos gestores. 

O sistema de gestão de férias online também pode ser integrado a outros softwares de gestão, o que permite uma gestão mais holística e completa das informações.

6- Transparência e cumprimento da lei

O controle de férias online permite que os funcionários acessem informações atualizadas sobre seu saldo de férias e programem suas folgas com mais transparência.

A lei trabalhista ainda diz que as férias podem ser divididas de uma forma específica, que é: 

  • Um dos períodos não pode ter menos que 14 dias corridos;
  • Os demais períodos de férias não podem ter menos de cinco dias corridos.

Um sistema de controle de férias online garante que o RH não ultrapasse nem confunda os períodos de divisão de férias previstos em lei.

7- Redução de gastos

O controle de férias online ajuda as empresas a evitar gastos desnecessários com o pagamento de férias. A legislação determina que os dias de faltas injustificadas dos colaboradores podem ser descontados do período de férias na seguinte forma:

  • Até 5 faltas: 30 dias de férias;
  • 6 a 14 faltas: 24 dias de férias;
  • 15 a 23 faltas: 18 dias de férias;
  • 24 a 32 faltas: 12 dias de férias;
  • Acima de 32 faltas: 0 dias de férias – o colaborador perde o direito.

E é claro que tendo um sistema de controle de férias online atrelado a um controle de ponto eletrônico esse controle é muito mais prático, fácil e transparente para os gestores, para o RH e para os funcionários.

Assim, o controle de férias online ajuda as empresas a pagar os dias de férias de forma correta e de maneira proporcional ao direito adquirido do funcionário.

Posts similares

Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Toda a semana uma novidade fresquinha no seu e-mail!

Inscreva-se na newsletter