Gestão de Pessoas e DP

Confraternização da empresa: confira dicas de como organizar

A confraternização da empresa é um evento que busca promover a descontração e a interação entre os colaboradores. Entenda mais!


Você sabe como a confraternização da empresa se relaciona com o sucesso dos negócios?

Quando pensamos em confraternização a primeira imagem que costuma vir à mente é a de festas corporativas de final de ano e outros eventos internos. Ao mesmo tempo em que esta é, sim, um tipo de confraternização, esse tipo de reunião entre os colaboradores não precisa ficar restrita às datas comemorativas tradicionais, como acontece nas confraternizações de final de ano.

A confraternização de uma empresa pode ter um impacto significativo no sucesso dos negócios, pois pode contribuir para a melhoria do ambiente de trabalho, fortalecer as relações entre os funcionários e aumentar a motivação e o engajamento dos colaboradores.

Quando os funcionários se sentem valorizados e têm um senso de pertencimento, eles tendem a ser mais produtivos e dedicados. Além disso, a confraternização pode ajudar a criar um senso de camaradagem e confiança entre si, o que pode levar a um melhor trabalho em equipe e uma comunicação mais efetiva.

Assim, a confraternização de uma empresa tem impactos muito positivos entre as equipes e deve ser um ponto de atenção para os responsáveis pela gestão de pessoas.

Continue com a leitura e veja dicas da mywork de como elaborar boas confraternizações no seu negócio!

O que é confraternização da empresa?

A confraternização empresarial é um evento que busca promover a descontração e a interação entre os colaboradores que trabalham na empresa.

Normalmente, ela acontece em momentos específicos, como para celebrar a conquista de metas ou a finalização de um período de trabalho.

No entanto, esses são apenas alguns dos objetivos desse tipo de evento. Há outras finalidades estratégicas que justificam a realização de uma confraternização, tais como a melhoria do desempenho dos colaboradores, o fortalecimento da integração entre os membros da equipe e a possibilidade de os líderes conhecerem melhor seus subordinados.

Por que é importante promover a confraternização da empresa?

Promover confraternizações não significa apenas reunir os colaboradores para um momento de descontração. Há muitos benefícios que são diretamente ligados à participação em eventos informais da empresa.

Veja a seguir algumas vantagens da confraternização:

Conexões mais fortes e duradouras entre a equipe

A confraternização é um momento de socialização amigável entre os funcionários, pois ela permite que os trabalhadores “desliguem” a mente para assuntos relacionados à metas da empresa e tarefas que precisam ser entregues até certo prazo. 

O resultado disso é a possibilidade dos profissionais criarem laços mais fortes com seus colegas, pois estão inseridos em um contexto que os permite pensar em questões pessoais.

A longo prazo, as conexões criadas nestes contextos tendem a gerar resultados positivos no desempenho e na comunicação entre os colaboradores, pois há mais confiança entre eles.

TImes mais integrados

Como a confraternização permite que os funcionários passem mais tempo juntos em um mesmo lugar (que não é a empresa), a tendência é que profissionais de diferentes áreas tenham a possibilidade de interagir mais, o que cria um fortalecimento entre os membros de um mesmo grupo e entre membros de outros departamentos.

Isso tende a aumentar o engajamento entre as equipes e a aproximação de diferentes times, o que também contribui para a queda de barreiras entre áreas diferentes.

Fortalecimento da imagem da empresa

Outra maneira pela qual a confraternização pode influenciar no sucesso dos negócios é através da melhoria da imagem da empresa. Eventos bem organizados e divertidos podem gerar publicidade positiva e aumentar a reputação da empresa entre os funcionários e o público em geral.

Reconhecimento dos colaboradores

Mesmo que não expressem, todos os colaboradores querem ser reconhecidos pelo seu trabalho. Isso ajuda a melhorar a moral e o clima organizacional.

A confraternização na empresa permite que os funcionários sejam reconhecidos pelo seu trabalho publicamente, seja por premiações em festas de final de ano, discursos de agradecimento, dinâmicas entre equipes, etc.

Em resumo, a confraternização de uma empresa pode ter um impacto significativo no sucesso dos negócios, pois pode ajudar a melhorar o ambiente de trabalho, fortalecer as relações entre os funcionários, aumentar a motivação e o engajamento dos colaboradores e melhorar a imagem da empresa.

Quais são os tipos de confraternização?

Grupo de pessoas brindando durante confraternização em um escritório

Existem diferentes tipos de confraternizações que podem ser organizadas por empresas ou grupos de trabalho. Alguns dos tipos mais comuns são:

Festa de fim de ano

São as festas organizadas pela empresa com o intuito de celebrar o encerramento do ano de trabalho das equipes.

Comemoração de metas alcançadas

Evento para celebrar o cumprimento de objetivos e metas estabelecidos pela empresa. Pode envolver premiações e reconhecimentos a profissionais que se destacaram.

Aniversário da empresa

Esse tipo de confraternização é feito para comemorar o aniversário de fundação da organização. 

É comum que a organização do evento reflita bem os valores e a imagem da empresa como um todo, afinal, é uma festa para celebrar a existência da organização!

Evento de integração: 

Estes eventos são aqueles que visam promover a integração entre os colaboradores e fortalecer o trabalho em equipe. Pode envolver dinâmicas em grupo, entre diferentes departamentos e momentos de engajamento entre lideranças e liderados.

Happy hour

Talvez a mais comum das confraternizações, o happy hour é um evento informal para reunir os colaboradores após o expediente e promover a descontração e o convívio social. Geralmente é feito em bares e restaurantes próximos ao escritório.

Aniversariantes do mês

Muitas empresas costumam fazer uma pequena celebração para os aniversariantes de cada mês ao longo do ano. Essa confraternização geralmente consiste em reunir os aniversariantes daquele mês e convidar os demais funcionários para cantar parabéns e comer um bolo de aniversário providenciado pela empresa.

É um ótimo momento de descontração e uma excelente forma de valorizar os profissionais para além das entregas no trabalho, mas também para celebrar mais um ano de vida.

Grupo de cinco pessoas aproveitando para confraternizar durante um coffe break

Eventos temáticos

Eventos organizados em datas comemorativas, como festa junina, Halloween, Natal, entre outros.

Palestras e workshops 

Esses eventos combinam confraternização com oportunidades de aprendizado e desenvolvimento profissional. As palestras e workshops podem ser feitas pelos próprios líderes e colaboradores da empresa ou realizados por empresas contratadas para promover o treinamento dos funcionários.

Esses são apenas alguns exemplos de tipos de confraternizações que podem ser realizadas por empresas ou grupos de trabalho. A escolha do tipo de evento vai depender dos objetivos que se deseja alcançar com a confraternização.

Como organizar a confraternização na empresa?

Organizar uma confraternização na empresa requer planejamento e organização. É super importante ter em mente quais são os objetivos do evento e quais os caminhos possíveis para atingi-los.

Abaixo estão alguns passos importantes que podem ser seguidos para organizar uma confraternização na empresa:

Defina o objetivo do evento

Antes de começar a planejar a confraternização, é importante definir qual é o objetivo do evento. O que se espera alcançar com a realização desse encontro? Eventos corporativos com foco em desenvolvimento profissional (como palestras, mentorias e workshops) certamente terão um objetivo muito diferente daqueles cujo foco é celebrar conquistas da equipe.

Por isso, o primeiro passo é saber o objetivo geral da confraternização que será organizada.

Estabeleça uma data e horário

Escolha uma data e horário que sejam convenientes para a maioria dos colaboradores da empresa. Novamente, essa é uma decisão que deve ser baseada no objetivo do evento.

Uma festa de fim de ano deve ser feita, obviamente, no final do ano, e preferencialmente em um dia e horário que não prejudique os colaboradores. Já uma palestra corporativa pode ser realizada durante um dia normal de trabalho, direcionando algumas horas do expediente para este momento.

Defina o local

Escolha um local adequado para a realização do evento, levando em consideração a quantidade de convidados, a infraestrutura necessária e o orçamento disponível.

Uma festa de aniversários do mês pode ser feita dentro da empresa, em uma sala de reunião, por exemplo, mas um happy hour dificilmente será aproveitado de maneira adequada dentro das dependências da empresa (especialmente por este ser um evento em que as pessoas costumam consumir bebida alcoólica).

Defina o orçamento

Estabeleça um orçamento para o evento e verifique a disponibilidade financeira da empresa. O ideal é que as confraternizações do ano sejam pensadas com bastante antecedência, para que uma parte do orçamento anual já fique reservada para estas comemorações.

Escolha o cardápio

Muitos eventos pedem que haja uma alimentação aos colaboradores convidados. Uma festa de final de ano pede por comidas e bebidas, um workshop com palestrantes pede um coffe break, festas temáticas, como festa junina, podem pedir comidinhas tradicionais daquela data… 

Definir o tipo de comida e bebida que será servido no evento também é um passo importante.

Decoração

Escolha a decoração adequada para o tipo de evento escolhido. Dependendo do evento, não precisa ser nada elaborado: palestras e workshops feitos dentro da empresa dificilmente vão precisar de uma infraestrutura maior do que cadeiras, projetor e um telão. 

Já uma confraternização para comemorar os aniversariantes do mês pode ter bexigas coloridas e toalhas de mesa comemorativas. Eventos mais elaborados, como uma grande festa de final de ano, pode exigir mais planejamento e infraestrutura com a decoração, como mesas, cadeiras, luzes, aparelhos de som…

Novamente, estes cenários são apenas algumas possibilidades! Dependendo do tamanho da empresa e da quantidade de colaboradores, as especificações de cada evento podem ser muito diferentes.

Por isso, é importante lembrar: é preciso entender o objetivo de cada evento e o contexto da empresa para realizá-los.

Convite

Elabore um convite atraente para os colaboradores e envie com antecedência. O formato do convite pode variar de acordo com cada evento.

Um convite pode ser feito via e-mail, outros podem ser entregues em envelopes mais elaborados, alguns convites podem ser feitos verbalmente… 

Tudo depende do evento e da dinâmica da empresa. 

Segurança

Verifique se todas as medidas de segurança necessárias foram tomadas para garantir a tranquilidade e a segurança dos convidados.

Lembre-se de que o sucesso da confraternização depende de um planejamento cuidadoso e de uma boa organização. É importante envolver os colaboradores no processo de organização e realizar uma pesquisa de satisfação após o evento para avaliar a experiência e identificar oportunidades de melhoria para eventos futuros.

Posts similares

Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Toda a semana uma novidade fresquinha no seu e-mail!

Inscreva-se na newsletter