RH 5.0: Como funciona essa tendência do setor?

O RH 5.0 é uma evolução na área de recursos humanos que foca em transformar várias rotinas da gestão de pessoas. Entenda!


O RH 5.0 é uma evolução na área de recursos humanos que foca em transformar várias rotinas da gestão de pessoas, como é o caso de desenvolvimento profissional, gerenciamento de jornadas de trabalho, retenção de talentos, bem-estar no ambiente de trabalho e muitas outras.

Mas o que é, de fato, o RH 5.0? Como essa tendência pode ser implementada no departamento de recursos humanos da sua empresa?

Ao longo deste artigo, vamos nos aprofundar no conceito de RH 5.0 e em como os gestores das empresas podem agir para se atualizar nesta tendência.

O que é o RH 5.0?

O RH 5.0, como anteriormente explicado, é uma tendência no departamento de recursos humanos que surge a partir da necessidade de aplicar a tecnologia na humanização de processos de gestão.

Vamos fazer um comparativo entre o RH 4.0 e o RH 5.0 para ilustrar melhor esses conceitos.

A tendência do RH 4.0 tinha o propósito central de otimizar processos através de ferramentas digitais. Em outras palavras, o RH 4.0 foi responsável por trazer a transformação digital para o setor de recursos humanos.

A partir desta realidade, o RH 5.0 chega como a tendência de humanização de processos a partir da utilização da tecnologia trazida pela tendência anterior.

Quais são os principais conceitos do RH 5.0?

Na prática, podemos dizer que o RH 5.0 atua em diferentes pontos da gestão de pessoas e é interessante para todas as empresas e gestores que desejam promover um ambiente de trabalho agradável, flexível e focado no desenvolvimento profissional.

Vamos ver alguns dos principais pilares do RH 5.0?

Experiência do colaborador

Também conhecida como employer experience, a experiência do colaborador representa, literalmente, a experiência que os trabalhadores têm com a empresa desde o momento da admissão até a saída da organização.

O RH 5.0 utiliza uma série de recursos para mapear e identificar quais fatores impactam diretamente na experiência do colaborador, com o objetivo de torná-la mais positiva.

Entre estes recursos, podemos destacar as pesquisas de clima organização e de satisfação interna, que já podem ser realizadas com a ajuda de vários sistemas de pesquisa anônima e digital. Esses sistemas ainda ajudam os gestores de RH a identificarem fatores que impactam na produtividade, assiduidade e bem-estar geral das equipes.

Clima organizacional

O RH 5.0 influencia fortemente no clima organizacional e na motivação dos funcionários, pois é uma forma de expandir a comunicação interna, melhorar a  transparência e prezar pela qualidade de vida no trabalho.

O clima organizacional, como já mencionamos, também pode ser medido através de softwares específicos que mapeiam a satisfação, o engajamento e a comunicação na empresa.

Além disso, o clima organizacional é um fator que está diretamente ligado à comunicação interna na empresa, o que também abre a possibilidade de aplicar estratégias de comunicação que tornem os processos mais transparentes, como o uso de canais digitais, promoção de eventos internos (happy hours, por exemplo), palestras e workshops, entre outros.

Uma prática que também impacta positivamente no clima organizacional é apostar nas plataformas de gestão de benefícios para contratar e oferecer vantagens aos colaboradores.

Flexibilidade de horários de trabalho

A flexibilidade de horários de trabalho (e da rotina como um todo) é outro fator que está relacionado ao RH 5.0 e tem um grande impacto no dia a dia dos funcionários e na satisfação dos times.

Ganhar mais autonomia, poder estabelecer as próprias escalas de trabalho e gerenciar o próprio tempo são ações que agem diretamente no aumento de independência e autogestão dos funcionários, o que é ótimo tanto para os trabalhadores quanto para a empresa.

Várias ferramentas digitais podem ajudar os gestores de RH a se adaptarem a essa nova realidade de trabalho. O conceito de RH 5.0 facilita muito este processo!

Um sistema de controle de ponto digital permite que os gestores controlem diferentes jornadas de trabalho, o que promove mais flexibilidade e praticidade para os gestores de RH. Clique aqui para conhecer o controle de ponto digital da mywork e testar a plataforma gratuitamente por 15 dias!

Quais são as vantagens do RH 5.0?

A seguir, vamos falar mais sobre as principais vantagens que o RH 5.0 agregam nas empresas de diferentes tamanhos.

Retenção de talentos

Quando a empresa utiliza sistemas inteligentes para monitorar a satisfação, as entregas e as horas trabalhadas dos colaboradores, há uma maior possibilidade de entender as atividades que podem ser realizadas para elevar os níveis de satisfação dos funcionários e contornar problemas.

Também é mais fácil identificar quais ações podem ser tomadas para melhorar a marca empregadora da empresa, de forma que os melhores talentos sintam-se valorizados.

Melhoria na comunicação interna

Ao seguir as tendências do RH 5.0 para humanizar processos, a comunicação interna também é extremamente beneficiada, já que é muito comum que novas ferramentas sejam introduzidas no dia a dia das equipes para facilitar a troca de conhecimentos, feedbacks e informações.

Assim, as atividades fluem com mais facilidade e as equipes tornam-se mais integradas.

Melhoria no relacionamento com clientes

O RH 5.0 tem um efeito dentro e fora da empresa. Por impactar na satisfação dos funcionários e na melhoria de processos internos, o RH 5.0 cria um espaço para que os funcionários desenvolvam suas atividades de maneira cada vez melhor.

Isso resulta em melhores entregas e, consequentemente, no desenvolvimento de um relacionamento positivo com os clientes da empresa.

Posts similares

Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Toda a semana uma novidade fresquinha no seu e-mail!

Inscreva-se na newsletter