Cultura Organizacional

Proatividade: entenda como incentivar esse comportamento

Saiba mais sobre a proatividade no trabalho, a importância desse comportamento no ambiente organzacional e dicas de incentivo! Clique e confira!


Você já ouviu falar em proatividade no trabalho? Em um mercado cada vez mais agitado, ser proativo é uma das principais competências que os profissionais devem desenvolver.

Funcionários que contam com uma boa liderança e que, ao mesmo tempo, apresentam uma atitude proativa, tendem a se destacar muito em processos seletivos e no próprio cotidiano da empresa, o que contribui para o desenvolvimento da carreira.

Os trabalhadores que conseguem unir a proatividade com outras competências necessárias no mercado, como criatividade e senso crítico, são aqueles com maiores chances de perseverar em suas profissões.

Ao longo deste artigo, vamos falar mais sobre o que é ser um profissional proativo, sobre a importância da proatividade no trabalho e como estimular esta competência entre as equipes.

O que é ser proativo?

Uma pessoa proativa é aquela que age antecipadamente para evitar ou resolver problemas futuros. A proatividade, é uma das características que grande parte das empresas busca no momento de contratar profissionais para seu quadro de funcionários.

Também podemos caracterizar a proatividade como ter uma visão de futuro, voltada para o que ainda vai acontecer. A pessoa proativa é aquela que consegue evitar situações negativas e prejuízos causados por problemas que poderiam ser evitados, realizando suas obrigações da melhor forma possível.

Proatividade é considerada uma soft skill?

A resposta é sim! A proatividade pode ser considerada uma soft skill, que é o termo vindo do inglês para caracterizar as habilidades, comportamentos e competências de funcionários.

Muitas empresas empregam a análise de soft skills no recrutamento e seleção de seus colaboradores e a proatividade é uma das mais buscadas entre os candidatos.

O que é uma pessoa proativa no trabalho?

Como explicamos no início do artigo, ser uma pessoa proativa significa pensar a longo prazo e evitar problemas. Fica claro que, no ambiente de trabalho, essa é uma característica valiosa, não?

Afinal, uma pessoa proativa no trabalho é aquela que sempre tenta se antecipar e pensar em possíveis problemas que podem ser solucionados antes mesmo de acontecerem, buscando ajuda em outros membros da equipe para tal.

Assim, funcionários proativos são aqueles que sempre focam no planejamento detalhado para evitar imprevistos e resolver complicações em projetos, tarefas e entregas da empresa, contando com ajuda dos colegas e do trabalho em equipe para encontrar soluções adequadas às dificuldades.

Qual é a diferença entre ser proativo e reativo?

Uma pessoa proativa é bastante diferente de uma pessoa reativa quando falamos em lidar com situações adversas. 

Geralmente, pessoas mais reativas tendem a reagir negativamente a problemas, culpando outros pelas dificuldades e não buscando soluções para a dificuldade enfrentada.

Ao contrário do que acontece com pessoas reativas, pessoas proativas não fazem de sua prioridade achar culpados para um problema, mas sim assumir a responsabilidade de solucionar a situação da melhor forma.

É claro que não se pode esperar que todos os funcionários da empresa sejam totalmente proativos, mas organizações que contam com um saldo positivo de pessoas com perfil mais proativo tendem a ter menos problemas envolvendo imprevistos e erros que poderiam ser evitados.

A importância da proatividade no ambiente organizacional

A proatividade é importante para vários aspectos do dia a dia de trabalho e você vai entender o motivo a seguir.

Pessoas proativas, primeiramente, costumam lidar muito melhor com frustrações e acontecimentos inesperados, pois sua resposta natural aos problemas é buscar uma solução. Assim, o impacto do problema é rapidamente atenuado pelo desejo de solucioná-lo.

Além disso, como pessoas proativas tendem a dedicar um maior foco ao planejamento de longo prazo, é difícil que algo aconteça de maneira totalmente inesperada. No trabalho, tal cenário é muito vantajoso, pois dificilmente uma equipe proativa deixará algo atrapalhar o fluxo de atividades.

Mas atenção: também é importante que as empresas estejam atentas para reconhecer e valorizar os profissionais que demonstram sua proatividade, pois isso 

é uma forma de melhorar o clima e a employee experience.

Exemplos de proatividade no trabalho

  • Ser pontual no trabalho e nas entregas;
  • Construir ideias inovadoras;
  • Sempre ir atrás de capacitação profissional e se aperfeiçoar;
  • Estar em dia com as tarefas;
  • Pensar no longo prazo;
  • Realizar uma autoavaliação de desempenho;
  • Planejar detalhadamente as atividades;
  • Tomar a iniciativa de projetos.
  • Ser capaz de antecipar problemas;
  • Saber priorizar as demandas;

É possível se tornar mais proativo?

Claro que sim! Uma das melhores maneiras de se tornar um profissional mais proativo é criar o hábito de pensar nas possíveis soluções caso aconteça algum problema nas demandas da empresa.

Uma pessoa que deseja se tornar mais proativa pode começar montando um plano estratégico ou um plano de ação para imprevistos em um projeto, por exemplo, ou iniciar propostas de novas ações sem esperar que uma liderança o faça.

Benefícios da proatividade para carreira e vida pessoal

A proatividade é uma característica que impacta positivamente tanto na carreira das pessoas quanto na vida pessoal. Veja alguns dos principais benefícios que uma postura proativa pode agregar na pessoal e profissional:

  • Aumento da assertividade das decisões;
  • Maior controle das situações diárias;
  • Maiores chances de conseguir uma promoção ou subir na hierarquia da empresa;
  • Aumento da criatividade e do perfil inovador;
  • Destaque e inspiração entre colegas de trabalho e amigos;
  • Maior flexibilidade para lidar com imprevistos;
  • Aumento da força emocional para lidar com problemas e conflitos;
  • Antecipação de situações problemáticas;
  • Economia de tempo na resolução de problemas.

Conclusão

Você deve ter percebido que a proatividade é uma das características mais importantes e valorizadas que um colaborador pode ter na empresa. Ter uma visão de longo prazo e o hábito de planejamento é um dos grandes diferenciais que este profissional traz para o mercado de trabalho. Se quiser saber mais sobre como melhorar o engajamento no trabalho, acesse este artigo! Se você gostou deste artigo, compartilhe e deixe seus comentários. A mywork está sempre aqui para te ajudar a melhorar as rotinas de seu departamento pessoal e do seu RH!

Posts similares

Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Toda a semana uma novidade fresquinha no seu e-mail!

Inscreva-se na newsletter