Contabilidade e Financeiro

Contabilidade empresarial: para que serve e o que você precisa saber?

A contabilidade empresarial é uma atividade essencial para garantir a tomada de decisões assertivas numa empresa. Entenda mais com a mywork!


A contabilidade empresarial tem como objetivo desenvolver uma estratégia para que o negócio esteja de acordo com todas as obrigações legais do setor do qual faz parte, ao mesmo tempo em que promove o lucro necessário para que as atividades da empresa se mantenham.

Para garantir a sustentabilidade de uma empresa, é essencial que suas finanças estejam em ordem e em conformidade com as exigências fiscais. Assim, é fundamental priorizar o controle das transações financeiras e contábeis, destacando a importância de uma contabilidade empresarial eficiente para os empreendedores.

A gestão contábil nas empresas abrange diversas atividades, desde o monitoramento do dinheiro em caixa até o pagamento dos funcionários.

Neste artigo, serão explorados todos os aspectos da contabilidade empresarial: a relevância da contabilidade para a gestão empresarial, seu funcionamento e os benefícios para o seu negócio. Vamos lá?

O que é contabilidade empresarial?

A contabilidade empresarial é um ramo indispensável da contabilidade, que envolve todas as atividades relacionadas às responsabilidades fiscais da empresa e outras transações financeiras, como o valor do patrimônio, o nível de endividamento, a quitação de empréstimos, entre outros aspectos.

Portanto, cabe à contabilidade financeira avaliar todos os aspectos tributários, fiscais, trabalhistas previdenciários e legais do negócio.

Os especialistas desta área colaboram com a gestão financeira, fornecendo análises, relatórios e orientações aos gestores sobre a saúde financeira do negócio.

Através da atuação da contabilidade empresarial, a empresa consegue operar de maneira mais estratégica, compreendendo com maior clareza o contexto atual em que está envolvida.

Para que serve a contabilidade empresarial?

Como você já deve ter percebido, a contabilidade empresarial tem como objetivo organizar e disponibilizar todas as informações essenciais para a criação de estratégias assertivas dentro de uma empresa.

Assim, quando os gestores contam com uma boa contabilidade empresarial, o negócio pode prosperar como um todo, apresentando bons resultados e evitando problemas fiscais.

Por meio da contabilidade empresarial, por exemplo, os gestores podem tomar decisões a respeito da venda ou da compra de bens para a empresa, contratação de novos funcionários, redução de custos, novos investimentos, controle de rentabilidade, entre outras escolhas que visam o bem-estar financeiro da empresa.

Por que a contabilidade é importante para a gestão da empresa?

Muitos empreendedores acham que basta entender de um mercado específico, ter determinação e um bom capital inicial para começar um novo negócio. Parece simples, né?

No entanto, inaugurar uma empresa é um projeto que envolve vários outros fatores, especialmente quando pensamos no pagamento de impostos, taxas que incidem sobre pessoas jurídicas e outras obrigações fiscais com o governo.

A figura do contador empresarial é de extrema importância para que as empresas cresçam de forma saudável e sustentável, pois é este profissional cuja função é assegurar que há uma companhia bem estruturada por trás do crescimento financeiro e do lucro.

Como a contabilidade empresarial funciona?

O empreendedor que deseja abrir um negócio deve ter o contador consigo desde o início do empreendimento, pois é essencial que o responsável contábil conheça todos os processos fiscais que farão parte da empresa.

O profissional da contabilidade empresarial será responsável por fazer todos o registros fiscais da empresa e por apontar todas as receitas e despesas para que, a partir daí, seja possível criar análises financeiras que ajudem o empreendedor a tomar algumas decisões.

As estratégias do negócio, portanto, sempre poderão ser definidas de acordo com os relatórios contábeis e com o cenário mercadológico no qual a empresa está inserida.

Quais as responsabilidades da contabilidade empresarial?

A contabilidade empresarial é essencial para diversas atividades do negócio, com os contadores realizando diferentes atividades para a gestão da empresa. Confira algumas delas a seguir!

Contas a pagar e receber

A área de contabilidade empresarial é responsável por controlar as contas a pagar e a receber da empresa. 

O intuito é garantir que todas as despesas e custos com fornecedores sejam pagos dentro do prazo adequado, evitando assim multas ou, em casos mais graves, a interrupção dos serviços prestados.

Além disso, o contador também irá cuidar dos recebíveis da empresa, como boletos emitidos em diferentes prazos, garantindo que todas as contas a receber sejam devidamente acompanhadas e administradas.

A contabilidade também é o departamento responsável por fazer as cobranças necessárias em caso de pagamentos em atraso.

Fluxo de caixa

O gerenciamento do fluxo de caixa também é uma das atividades desempenhadas pela contabilidade empresarial. Nessa ferramenta financeira, são registradas todas as transações da conta comercial da empresa.

O contador realizará uma análise minuciosa de todas as entradas e saídas de dinheiro dentro de um determinado período. Essa atividade proporciona à empresa uma visão analítica de sua situação financeira.

Se o caixa estiver sempre com saldo positivo, significa que a estratégia de negócio está indo bem e, assim, é viável considerar a expansão das atividades da empresa.

No entanto, caso o caixa esteja operando no vermelho, isto é, com saldo negativo, o papel do contador empresarial é alertar os gestores sobre essa situação para que, juntos, encontrem uma saída para este problema.

Folha de pagamento dos colaboradores

Um dos aspectos fundamentais da contabilidade empresarial é garantir o correto fechamento da folha de pagamento dos colaboradores. As remunerações dos funcionários estão regulamentadas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o que requer seguir uma série de normas específicas. 

O encerramento da folha de pagamento é uma tarefa complexa devido à necessidade de calcular impostos, como o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), a contribuição destinada ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e outros descontos eventuais relacionados aos benefícios do trabalhador.

Assim, é crucial que os cálculos sejam precisos e os depósitos realizados dentro dos prazos estabelecidos, para evitar problemas com multas, ações trabalhistas e outras questões como Ministério do Trabalho e Emprego.

Relatórios e demonstrações

Esta etapa é crucial no trabalho de contabilidade empresarial. São os especialistas que elaboram relatórios essenciais para embasar as decisões estratégicas da empresa.

Os relatórios e demonstrações preparados pelos contadores devem fornecer informações financeiras essenciais que facilitam a comunicação com outras empresas, bancos e potenciais investidores.

Esses materiais podem mostrar diferentes cenários, como oportunidades de novos investimentos e possíveis perdas, ou mesmo oferecer uma visão clara de como está a situação financeira da empresa.

Os relatórios também são úteis para planejar o orçamento do próximo período.

Quais as vantagens de ter uma contabilidade empresarial no seu negócio?

O dia a dia da contabilidade empresarial, como já mencionado, é bastante complexo e envolve diversos processos. Esse trabalho traz inúmeras vantagens para o negócio e você pode conferir os principais benefícios a seguir:

Provisionamento

Ter uma equipe de contabilidade empresarial à disposição contribui para o maior conhecimento dos gestores sobre a situação financeira da empresa. Dessa forma, o processo de análise do futuro dos negócios é muito mais simples e fácil de entender.

Não apenas a previsão do orçamento para o próximo período fiscal fica mais claro, mas também constrói-se uma capacidade maior de decidir os próximos passos adequados crescimento da empresa. 

Maior aptidão para negociação

Caso as finanças da empresa estejam bem estruturadas e a gestão seja eficaz, é altamente provável que o relacionamento com instituições financeiras e fornecedores seja favorável. Isso possibilita aos gestores uma maior capacidade de negociação para obter condições mais vantajosas em contratos.

Dessa forma, algumas atividades do dia a dia, como solicitar um empréstimo para expandir as operações da empresa ou negociar condições de pagamento mais vantajosas, ou descontos na compra de matéria-prima, se tornam mais acessíveis, pois a empresa mantém uma excelente reputação no mercado.

Análise assertiva de investimentos

A contabilidade empresarial visa manter a organização financeira da empresa. Assim, quando um gestor precisa considerar novos investimentos, os relatórios e dados reunidos por esse setor podem ajudar na tomada da melhor decisão a ser seguida.

Por exemplo, o fluxo de caixa ajuda a entender se é o momento adequado para expandir as operações do negócio, adquirir equipamentos, contratar mais funcionários, ou até mesmo abrir uma nova filial. Ou até mesmo concluir que é preciso ajustar os custos para melhorar a saúde financeira da empresa.

Resumindo, a contabilidade empresarial é como o braço direito na hora de planejar e executar as estratégias para garantir o crescimento saudável do negócio. Sem essa parceria, as chances de tomar decisões equivocadas, investir no lugar errado e colocar em risco o sucesso da empresa são consideráveis.

Apoio para outros departamentos da empresa

Por último, um dos benefícios da contabilidade empresarial é que ela é um setor que influencia positivamente diversos outros departamentos de uma empresa.

Os relatórios financeiros são uma ferramenta essencial para todas as áreas de uma empresa, incluindo comunicação e marketing, ajudando a identificar as melhores formas de utilizar os recursos disponíveis.

Já mencionamos anteriormente que a contabilidade empresarial desempenha um papel crucial no encerramento da folha de pagamento, oferecendo suporte às equipes de recursos humanos e departamento pessoal.

A área jurídica conta com o suporte da contabilidade empresarial para assegurar que a empresa esteja em conformidade com suas obrigações fiscais e tributárias, evitando assim quaisquer questões legais.

Estes são apenas alguns exemplos de como a contabilidade empresarial contribui para a saúde financeira das empresas e de seu papel fundamental no sucesso de um empreendimento.

Conclusão

Agora você já sabe que a contabilidade empresarial é um departamento cujo papel é fornecer as informações financeiras e cuidar das obrigações fiscais de uma organização. Com os dados gerenciados pelos contadores, os gestores e donos do negócio podem tomar decisões embasadas e seguras sobre as estratégias do negócio.

Por fim, é importante ressaltar que a contabilidade empresarial desempenha um papel fundamental como suporte aos diversos setores da empresa, colaborando de maneira integrada com as demais áreas para desenvolver estratégias eficazes a curto, médio e longo prazo.

Na mywork, estamos comprometidos em oferecer soluções que impulsionem a eficiência e a transparência na gestão de pessoas. Nosso sistema de controle de ponto e de controle de férias é uma ferramenta que facilita significativamente a gestão de dados contábeis do seu negócio.

Aproveite e teste a mywork gratuitamente clicando aqui.

Posts similares

Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Toda a semana uma novidade fresquinha no seu e-mail!

Inscreva-se na newsletter