Gestão de Pessoas e DP

Benefícios de aplicar a liderança remota

Aplicar a liderança remota é uma realidade que muitas empresas enfrentam, mas nem todas conhecem as melhores práticas dessa gestão. Entenda mais!


Aplicar a liderança remota é uma realidade que muitas empresas enfrentam.

As lideranças são fundamentais para todas as equipes que trabalham com um objetivo em comum, já que são os líderes que organizam e guiam as atividades de cada um dos times.

Até 2020, a maioria das empresas funcionava totalmente presencialmente, com gestores e colaboradores todos os dias na empresa e compartilhando espaços de trabalho. Com a pandemia causada pela covid-19, grande parte das empresas se adaptou ao trabalho remoto, também chamado de home office.

Com boa parcela dos trabalhadores preferindo o home office e muitas empresas entendendo as vantagens de manter os funcionários trabalhando de casa, surge a necessidade de elaborar estratégias para gerir times à distância.

Mas afinal, como é possível liderar equipes de forma remota? O que é necessário para garantir a organização?

A mywork vai te ajudar a entender estas e outras questões relacionadas à liderança remota nas empresas.

O que faz um líder?

Independentemente do modelo de trabalho que uma empresa estabelece, aqueles que ocupam cargos de liderança têm o mesmo papel: organizar, guiar, motivar e desenvolver a equipe. Tudo isso tem como objetivo a realização de atividades que ajudarão a empresa a crescer.

Assim, as lideranças são muito importantes para manter a unidade e a organização das atividades de equipes que trabalham presencialmente ou à distância.

O que é uma liderança remota?

A liderança remota é um tipo de gestão de pessoas adaptada ao modelo de trabalho à distância. Trata-se da coordenação e motivação de equipes que trabalham sem um contato presencial.

Com tantas empresas optando pelo trabalho à distância, o trabalho remoto ganhou popularidade em vários setores do mercado, pois muitas empresas passaram a entender que o trabalho à distância poderia trazer vantagens tanto para as equipes quanto para seus líderes.

Aplicar a liderança remota exige grande flexibilidade e organização de todas as partes envolvidas. E é importante reforçar: o papel das lideranças remotas continua sendo orientar e desenvolver os trabalhadores.

Quais são os principais desafios ao aplicar a liderança remota?

Como em qualquer situação de grandes mudanças, aplicar a liderança remota também tem alguns desafios. É importante identificar quais são as dificuldades durante a gestão remota de pessoas.

A seguir, vamos mostrar alguns desafios que podem surgir nas empresas que estão tentando aplicar a liderança remota:

  • Falhas de comunicação: muitos gestores podem ter dificuldades em estabelecer diálogos e trocas constantes com seus funcionários caso essa não seja uma prática consolidada na empresa;
  • Distanciamento entre equipe e empresa: se as lideranças falham ao acompanhar as atividades e criar processos que aproximem os funcionários e a empresa, problemas envolvendo o distanciamento e o desengajamento das equipes podem surgir;
  • Dificuldade para resolver conflitos: muitos conflitos que acontecem em situações de trabalho remoto podem ser difíceis de identificar e solucionar, o que pode gerar atritos entre as equipes.
  • Gerenciar rotinas burocráticas: as empresas que não tem ferramentas de gestão de pessoas tendem a enfrentar uma dificuldade a mais para lidar com rotinas burocráticas, como o controle de atrasos, faltas e pontos dos funcionários. O cálculo de horas extras e adicionais noturnos também pode ficar prejudicado se a empresa não tiver um sistema de gestão de ponto remoto.

Como superar os desafios de aplicar a liderança remota?

É claro que aplicar liderança remota tem seus desafios, mas há muitas maneiras de contornar as dificuldades. A seguir, vamos te dar algumas dicas de como implementar uma boa liderança remota e te mostrar as principais vantagens desse tipo de liderança nas organizações.

Estruturar a comunicação remota

Muitos problemas que costumam surgir no trabalho remoto têm relação direta com dificuldades de comunicação.

Por isso, ao aplicar a liderança remota, os gestores devem criar rotinas de comunicação que funcionem para todos os membros da equipe, como reuniões semanais, fluxos de e-mail, grupos de discussão online, etc.

Esse tipo de estratégia é uma ótima maneira de acompanhar as atividades das equipes e orientar os colaboradores.

Além disso, uma comunicação transparente e constante ajuda a aumentar o engajamento das equipes com a empresa.

Usar a tecnologia como uma ferramenta aliada

O trabalho remoto só é possível hoje em dia graças às tecnologias que foram desenvolvidas nas últimas décadas. Afinal, sem a comunicação online dificilmente teríamos uma quantidade tão grande de pessoas trabalhando remotamente.

A tecnologia já é uma grande vantagem para situações corriqueiras do dia a dia e isso não é diferente quando pensamos em aplicar a liderança remota.

Quando a empresa mantém o trabalho remoto, é importante que todos os funcionários e todos os processos estejam adaptados ao ambiente digital. É preciso verificar quais ferramentas e dispositivos serão necessários para que o trabalho seja feito de forma correta e segura.

Os funcionários devem estar equipados com computadores adequados, boa internet, câmeras e microfones para reuniões remotas e outras ferramentas que facilitem o dia a dia.

Também é importante que a empresa esteja pronta para administrar processos de RH remotamente, como o controle de ponto dos funcionários, admissão de colaboradores, pagamento de salários, horas extras, etc.

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Realizar treinamentos ao aplicar a liderança remota

Muitos trabalhadores podem enfrentar dificuldades envolvendo uso de novas tecnologias e condução de processos à distância. Aplicar a liderança remota também envolve ajudar na adaptação a este novo regime e facilitar a transição de processos do ambiente presencial para o digital.

Assim, oferecer treinamentos e capacitações que ajudam os funcionários a se acostumar com as novas tecnologias é parte integral da gestão de RH.

Manter ativa uma cultura de feedbacks

Apostar numa cultura ativa de feedbacks é uma forma de incentivar a comunicação entre as equipes, acompanhar o desenvolvimento de tarefas e incentivar a produtividade dos colaboradores.

A troca de impressões e avaliações sobre as entregas que são feitas e o desempenho geral dos funcionários é uma forma de estimular as equipes ao aperfeiçoamento de competências.

Apostar em uma cultura de feedbacks no trabalho remoto é uma ótima maneira de gerenciar o dia a dia e estabelecer as melhores práticas para as atividades remotas.

Quais as principais vantagens de aplicar a liderança remota?

Quando os processos de liderança remota são feitos de maneira correta, a empresa e os colaboradores podem se beneficiar muito das vantagens obtidas. Entre elas, estão:

  • Aumento da satisfação dos colaboradores: as rotinas de trabalho remoto tendem a ser mais flexíveis para o colaborador. Quando os funcionários gastam menos tempo no trânsito e não precisam lidar com o estresse de se deslocar até a empresa, a tendência é que fiquem mais dispostos, o que aumenta a satisfação.
  • Aumento da produtividade: estando mais descansadas e sendo bem orientadas, as equipes passam a entregar projetos com mais qualidade.
  • Diferencial competitivo: muitos profissionais preferem procurar vagas de trabalho que permitam o trabalho remoto, especialmente em atividades que podem ser realizadas utilizando apenas um computador e uma conexão wi-fi. Empresas que permitem o trabalho remoto e aplicam estratégias de liderança remota oferecem uma melhor experiência de trabalho e, consequentemente, um maior diferencial competitivo.

Últimas considerações

As lideranças remotas têm tanta importância quanto qualquer outro tipo de liderança nas empresas e, dependendo do contexto, são até mais desafiadoras do que lideranças presenciais.

Por isso, é essencial que os empregadores e o departamento de RH tenham conhecimento e saibam aplicar as melhores práticas de liderança à distância para assegurar o bom andamento das atividades da empresa. 

A escuta ativa, empatia, organização e o trabalho em equipe são fundamentais para que a liderança remota tenha sucesso.

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