Treinamento Comportamental para Funcionários

O Treinamento Comportamental visa capacitar trabalhadores com em estímulos emocionais e comportamentais. Acesse a mywork e saiba mais!


Muitas empresas vêm investindo cada vez mais em estratégias de treinamento comportamental para funcionários. Mas como funciona esse processo?

Capacitar uma equipe e gerar rotinas de trabalho eficientes são atividades que vão muito além de treinamentos técnicos ou teóricos, afinal, esse tipo de treinamento já é realizado de forma rotineira na maioria das empresas.

Muitos líderes que também entendem de gestão de pessoas entendem que um bom profissional é aquele que, além das habilidades técnicas para o desenvolvimento das atividades de trabalho, tem habilidades psicossociais e comportamentais que agregam valor ao negócio como um todo.

Como assim? Vamos explicar melhor

Uma equipe pode contar com diversos profissionais talentosos, cujo trabalho depende, em parte, de trocas de informações e conhecimento entre cada um deles. Se essa equipe tiver dificuldades em manter o fluxo de informações ativo ou, mais grave ainda, tiver problemas de convivência, a chance de que as atividades sejam prejudicadas é grande.

É nesse momento que o treinamento comportamental pode ser muito útil.

De forma geral, um treinamento comportamental para funcionários tem como objetivo geral desenvolver o relacionamento interpessoal dos colaboradores de uma empresa ao mesmo tempo que os capacita emocionalmente para lidar com as rotinas de trabalho.

As organizações que apostam nesse tipo de treinamento tendem a observar uma melhora em vários aspectos do negócio, afinal, quando os profissionais contam com um apoio para o estreitamento das relações de trabalho, é comum que a satisfação interna e a produtividade das equipes aumentem.

Para que as empresas se mantenham competitivas no mercado é essencial que estejam atentas também às necessidades de seus colaboradores, mesmo que tais necessidades não sejam explicitamente ditas. Antecipar os processos de treinamento comportamental para funcionários é uma ótima maneira de promover a integração das equipes e, ao mesmo tempo, trabalhar a cultura organizacional.

Neste artigo vamos falar exatamente sobre isso: como funciona o treinamento comportamental para funcionários, seus principais conceitos e maiores benefícios para a organização.

Quer saber mais? Continue com a leitura!

O que é Treinamento Comportamental?

Todo treinamento pode ser entendido como uma forma de capacitação. O treinamento comportamental para funcionários é justamente isso, pois tem como objetivo capacitar os trabalhadores levando em consideração estímulos emocionais, comportamentais e sociais.

O método de estudos comportamentais teve origem em estudos realizados nos Estados Unidos e entende que todos os nossos pensamentos e emoções são fatores que influenciam diretamente em nosso comportamento, impactando-o de forma direta ou indireta.

Dentro de ambientes corporativos, os estudos comportamentais permitem que uma série de estratégias sejam traçadas para ajudar os profissionais a superarem limitações atitudinais e melhorarem seu desempenho.

Qual a importância desse treinamento?

Quando entendemos que nossas emoções podem impactar positivamente ou negativamente em nossas vidas pessoais, damos o primeiro passo para entender que elas também podem influenciar nossa vida profissional.

Afinal, há situações de medo e ansiedade que podem afetar nossa produtividade ou nos impedir de construir relacionamentos valiosos com outros membros da equipe com a qual trabalhamos. Essas e outras situações podem afetar a empresa negativamente, além de prejudicar nosso próprio desenvolvimento profissional.

Os treinamentos comportamentais são valiosos porque ajudam no desenvolvimento emocional e psicológico dos profissionais, focando em resultados pontuais que melhoram todo o ambiente de trabalho.

Os treinamentos também tendem a melhorar o clima organizacional, pois resolvem necessidades subjetivas dos colaboradores, reduzem conflitos e aumentam a satisfação interna.

 Como o perfil comportamental ajuda no treinamento?

A partir do momento que o treinamento comportamental leva em conta o perfil comportamental dos funcionários, é possível desenvolver treinamentos muito mais assertivos para as equipes e isso se reflete diretamente no resultado dos negócios.

Alguns dos benefícios que o perfil comportamental traz para o treinamento são:

  • Satisfação dos profissionais:

Quando o treinamento comportamental é preparado para atender as necessidades de cada profissional de acordo com seu perfil, a tendência é que haja uma melhoria de produtividade, pois os trabalhadores se sentem mais valorizados e satisfeitos com a empresa,

  • Redução de custos:

Quando o perfil comportamental é levado em consideração para a criação de treinamentos, é possível diminuir custos com capacitações e treinamentos que não são eficientes para as equipes.

  • Planejamento assertivo: 

Quando a empresa conhece o perfil dos colaboradores que receberão o treinamento  comportamental, é possível traçar planos de desenvolvimento e capacitação muito mais assertivos e eficientes para cada perfil. 

  • Autoconhecimento:

Apostar em treinamentos comportamentais também é uma ótima forma de incentivar o autoconhecimento dos funcionários, pois esse nível de consciência ajuda os profissionais a entenderem questões importantes sobre seu estado emocional, seus objetivos pessoais e profissionais e sobre os estímulos prioritários para a realização de suas tarefas.

Quais são os principais tipos de Treinamento Comportamental?

Existem muitos tipos de treinamento comportamental e cada um deles tem um objetivo específico.

A seguir, vamos conhecer alguns deles.

  • Resolução de conflitos

Quando há situações de conflito interno, os colaboradores devem ser capazes de conciliar interesses e amenizar brigas, de forma a evitar tensões e desequilíbrios no ambiente de trabalho.

É importante dizer que esse tipo de situação pode prejudicar muito a empresa se o “protocolo” interno for simplesmente ignorar atritos e divergências graves. Afinal, o ambiente de trabalho exige muito respeito.

Em organizações com histórico de conflitos internos, é interessante pensar em treinamentos comportamentais que ensinem os colaboradores a resolver tais situações de forma ativa e positiva, preservando o bom relacionamento interno e a segurança física e emocional de todos.

  • Comunicação

A comunicação é um dos pilares mais importantes quando pensamos em treinamento comportamental, pois nenhuma das estratégias traçadas será eficaz se  sua comunicação não for clara para todos.

Por isso, problemas em relação à comunicação devem ser resolvidos de forma prioritária. 

Vamos pensar num exemplo prático: Se há uma equipe que depende do trabalho de outra para dar início às suas atividades, mas não há comunicação entre as duas, é possível que as tarefas sejam atrasadas.

Essa é apenas uma das diversas situações problemáticas que podem acontecer quando a empresa conta com problemas de comunicação interna. Por isso, uma comunicação clara e constante é vital para garantir o bom andamento das atividades e para fortalecer a cultura da empresa.

Apostar em treinamentos comportamentais voltados para comunicação é uma forma de reforçar a importância do compartilhamento de informações entre todos da empresa, além de ser uma ótima ferramenta para incentivar os colaboradores a sempre sanarem suas dúvidas quando necessário.

Tudo isso cria uma cultura rica e voltada para o compartilhamento de conhecimento, contribuindo também para melhorar a experiência diária dos funcionários em suas trocas.

É importante ressaltar também que o treinamento comportamental focado em comunicação também pode ser muito útil para que os colaboradores desenvolvam habilidades de conversação com clientes e fornecedores. Alinhar discursos e mensagens que devem ser transmitidas de forma uniforme por toda a empresa também é uma forma de assegurar o bom desenvolvimento dos negócios.

  • Inteligência emocional

A inteligência emocional é a capacidade de reconhecer seus próprios sentimentos e emoções e lidar com eles diante de diferentes situações. Essa habilidade pode ser desenvolvida através de treinamentos que proporcionam o autoconhecimento, a empatia, sociabilidade, o autocontrole e a automotivação.

Muitas empresas já estão oferecendo treinamentos comportamentais voltados para a saúde e inteligência emocional dos colaboradores. 

Quando alinhada com estratégias de desenvolvimento da comunicação e da resolução de conflitos, a capacitação profissional através da inteligência emocional é muito valiosa para os trabalhadores.

  • Gestão de tempo

É muito importante que os profissionais saibam administrar suas rotinas e horários para otimizar suas tarefas. Desenvolver habilidades de gestão de tempo é fundamental para todos os colaboradores.

Um treinamento comportamental voltado para gestão de tempo tem como foco traçar estratégias, juntamente com o profissional, para remover distrações e organizar rotinas de forma que o foco nas tarefas que devem ser cumpridas seja maximizado sem prejudicar o bem estar do trabalhador.

Por exemplo, um treinamento pode ajudar o colaborador a identificar em quais momentos do dia sua concentração é maior e, a partir daí, traçar rotinas para que o cumprimento de tarefas mais complexas seja feito nesses horários. 

Ou então, esse treinamento comportamental ajudará o colaborador a gerenciar melhor seu tempo fora do ambiente de trabalho, ajudando-o a: planejar o horário ideal para sair de casa e evitar atrasos, identificar os melhores períodos de intervalo intrajornada, otimizar horas de trabalho para evitar horas extras desnecessárias e muito mais.

Traçar tais planos de ação é uma ótima maneira de ajudar os funcionários a desenvolverem uma auto gestão de tempo.

Quais tecnologias podem ajudar no treinamento comportamental?

Há uma série de ferramentas que podem ajudar as empresas a identificar a necessidade de treinamentos comportamentais.

Se a empresa conta com ferramentas de comunicação interna, como newsletters e chats internos, que não são muito utilizadas pelas equipes é possível que alguma coisa esteja errada. A frequência de uso de tais ferramentas de comunicação pode indicar que as equipes não estão trocando informações tanto quanto deveriam.

Empresas que contam com um sistema de controle de ponto online, por exemplo, podem ter informações valiosas sobre os hábitos de intervalos dos colaboradores e sobre índices de atraso ou absenteísmo, por exemplo. 

Esse tipo de dado pode dar insights valiosos sobre o comportamento dos funcionários em relação à assiduidade e sobre iniciativas que podem ser tomadas para melhorar a produtividade interna e otimizar as horas trabalhadas. 

O sistema de controle de ponto online da mywork pode te ajudar com isso! 

Através de um aplicativo moderno e acessível, os funcionários das empresas podem bater o ponto através do celular e registrar suas informações de jornada de trabalho facilmente. Ao mesmo tempo, o gestor pode acessar todos os dados a respeito do dia a dia de trabalho dos colaboradores, processar relatórios fiscais e muito mais!

Você pode testar o controle de ponto online da mywork gratuitamente clicando aqui.

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