Controle de Ponto

Registro de Ponto Online: Vantagens e Desvantagens

Saiba tudo a respeito das vantagens e desvantagens sobre Registro de Ponto Online com a mywork. Acesse e otimize sua gestão. CTA: Saiba mais agora!


Empresas de todos os tamanhos têm começado a se interessar por sistemas de registro de ponto online para os seus funcionários. Os motivos são os mais variados possíveis: economia de dinheiro para empresas com poucos funcionários (que evitam gastar com um relógio de ponto completo além de um sistema de tratamento de ponto), controle dos funcionários externos através do controle de ponto online em qualquer localidade ou mesmo poupar trabalho da equipe de departamento pessoal ao ter um único sistema integrado para fazer toda essa gestão do ponto dos funcionários.

Independente de todas essas vantagens, o registro de ponto online pode ou não ser a melhor solução para a sua empresa. Para ajudar com essa tomada de decisão, criamos este artigo para explicar melhor como funciona um sistema de ponto online.

 

 

O que é um sistema de registro de ponto online?

Desde 2011 a legislação trabalhista permite que o ponto seja batido por sistemas alternativos, como o próprio sistema de registro de ponto online. Eles são, em sua maioria, sistemas online em que cada usuário pode entrar em sua conta e fazer seu registro de ponto online. O gestor da conta tem acesso ao ponto de todos os funcionários em tempo real e consegue exportar relatórios gerenciais, para os fiscais e para a própria contabilidade.

O funcionário pode registrar o ponto através de um dispositivo qualquer que se conecte à internet. Muitos sistemas ainda contam com um aplicativo de controle de ponto que pode ser baixado no celular, modalidade que também pode ser chamada de “ponto mobile“.

Além de fazer seu registro de ponto online, o funcionário também tem acesso ao seu próprio histórico de pontos quando quiser.

Quais as funcionalidades que os relógios de ponto tradicionais não possuem?

Relógios de ponto tradicionais tipicamente são equipamentos caros que precisam de manutenção, de papel térmico e ficam instalados em um local único. Para utilizá-los é tipicamente necessário ter um sistema de tratamento de ponto à parte, que muitas vezes custa mais caro que um sistema completo de registro de ponto online.

Este sistema de tratamento de ponto permite que se emita relatórios e corrija pontos marcados erroneamente (mas nunca o próprio ponto pois a legislação de controle de ponto não o permite). Além disso, relógios de ponto tradicionais são complicados de se usar.

Sistemas controle de ponto online e outros marcadores de ponto digital permitem que você crie uma conta, convide seus funcionários e faça sua marcação de ponto online em pouquíssimos minutos.

O registro de ponto online é seguro?

O registro de ponto online é tão ou mais seguro que os métodos tradicionais de controle de ponto por relógio ou cartão de ponto. Dependendo do desejo do gestor é possível tanto dar muita ou pouca flexibilidade na hora da marcação de ponto. Na mywork, por exemplo, o gestor pode optar por disponibilizar um computador/tablet em local de fácil acesso onde todos os funcionários podem bater ponto sem qualquer tipo de dificuldade.

Para empresas que permitem que funcionários façam o seu ponto no próprio celular ou computador, elas podem ter a segurança de que o sistema de registro de ponto online grava tanto o IP da rede onde o ponto foi batido assim como o dispositivo (celular, desktop etc). Isso torna a possibilidade de fraudes no registro de ponto virtual mínimas.

Além disso, todos os dados ficam gravados na nuvem e protegidos por uma série de algoritmos de criptografia para garantir sua segurança.

Você pode acessá-los de onde estiver em qualquer dispositivo e também ficar tranquilo que eles estão protegidos para sempre.

Como o registro de ponto online facilita a vida do gestor?

Cálculo de banco de horas, cálculo de horas extras, cálculo de adicional noturno, relatórios automáticos, acesso ao contador diretamente na plataforma e dados protegidos na nuvem são apenas algumas das vantagens que um sistema de registro de ponto online oferece para os gestores de departamento pessoal/ donos das empresas.

Além disso, marcar o ponto online permite que funcionários externos que não necessariamente trabalham no escritório consigam bater seu ponto de maneira remota. Há inúmeras outras vantagens para as empresas que decidimos, inclusive, dedicar um artigo inteiro de nosso blog para falar das vantagens do ponto via web.

E quais as desvantagens de um registro de ponto online?

Há poucas desvantagens de se utilizar um sistema desse tipo, mas elas existem. Em empresas com milhares de funcionários, pode ainda ser um pouco complicado garantir a transição de todos eles para a plataforma. Além disso, grandes empresas podem preferir criar uma solução específica para eles mesmos para criar regras super específicas na hora de bater o ponto, algo que é incomum de haver em sistemas de registro de ponto online no mercado

Quanto custa um sistema de registro de ponto online?

Uma das grandes vantagens desse tipo de sistema é que ele tem um custo bastante baixo. Tipicamente é cobrado uma mensalidade por funcionário.

Com isso, mesmo empresas com poucos funcionários podem pagar um valor bem baixo e ter um grande benefício de ter um controle de ponto efetivo com segurança jurídica. Algumas empresas tentam cobrar um custo de instalação ou pelo suporte a parte.

Contudo, nós da mywork acreditamos que a transparência é o melhor caminho e cobramos apenas a mensalidade.

Se você e sua empresa tiverem interesse em testar uma solução de controle de ponto, basta acessar este link e criar uma conta grátis por 30 dias. Se preferia, você pode também solicitar um contato de um de nossos representantes que poderá te explicar mais sobre o sistema da mywork de controle de ponto.

Posts similares

Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Toda a semana uma novidade fresquinha no seu e-mail!

Inscreva-se na newsletter