Cultura Organizacional

Gestão de Mudanças: Por que é importante?

A gestão de mudanças é um conjunto de estratégias que orienta os colaboradores para que todos adotem as mudanças da empresa. Entenda!


Você sabe o que é a gestão de mudanças dentro das empresas?

Pense no momento em que você vai mudar de casa. As expectativas para o futuro são ótimas, pois espera-se ter conforto e harmonia no novo lar. No entanto, para conquistar essas novas expectativas, é necessário enfrentar toda a bagunça da mudança: desde o empacotamento dos itens da casa antiga até a montagem da casa nova.

As mudanças que acontecem em nosso dia a dia nem sempre são confortáveis, pois esse tipo de acontecimento costuma trazer novos desafios. 

Da mesma forma que a mudança de uma casa para outra traz alguns obstáculos, o mesmo pode acontecer quando mudanças são feitas dentro de uma empresa. Afinal, é normal que algumas complicações apareçam quando decidimos remodelar processos e repensar estruturas que funcionavam até então.

É natural que os colaboradores apresentem certa resistência quando as organizações decidem por implementar mudanças em sua estrutura, em seus processos ou atividades. Afinal, situações como essa exigem que os profissionais saiam de sua zona de conforto para integrarem a nova realidade trazida pelas mudanças.

Além disso, muitos trabalhadores podem enfrentar situações de ansiedade quando se deparam com mudanças dentro da empresa, pois elas podem significar a necessidade de interromper atividades para aprender novos processos ou até mesmo a remodelação de equipes com as quais já estão acostumados.

Todo esse cenário pode gerar uma grande confusão quando mal administrado, já que é de se esperar que existam resistências diante da tentativa de mudanças internas.

Por isso, a gestão de mudanças é muito importante, principalmente diante do cenário de rápidas mudanças que vemos no mercado de trabalho brasileiro.

Pensando em tornar esse processo mais fácil e ajudar as empresas a realizar as mudanças necessárias da forma mais tranquila possível, a mywork preparou este artigo com as principais características da gestão de mudanças.

Aqui, você vai entender, primeiramente, do que se trata a gestão de mudanças e terá acesso a uma série de dicas a respeito de como implementar essa gestão dentro da sua empresa! Além disso, vamos te mostrar as principais vantagens em adotar a gestão de mudanças na organização!

Quer saber mais? Então continue com a leitura!

O que é a gestão de mudanças?

A gestão de mudanças é um conjunto de práticas, estratégias e ferramentas usadas para guiar o trabalho dos colaboradores em prol de resultados que dependem de uma mudança organizacional.

Em outras palavras, é aquilo que orienta a preparação e apoio aos colaboradores de forma humanizada para que todos adotem as mudanças da empresa com sucesso.

O foco da gestão de mudanças está nos impactos da mudança organizacional no dia a dia de trabalho dos profissionais, auxiliando-os na adaptação à nova situação da empresa. Afinal, se os colaboradores não se envolverem ou compreenderem as mudanças internas, deixando de aprender as novas práticas e formas de pensar e agir, os resultados desejados com as mudanças não serão atingidos.

Para que as mudanças internas tenham sucesso, a gestão se ocupa de todos os níveis hierárquicos da organização, desde os estagiários e jovens aprendizes até as equipes, gerentes, diretores, CEOs e presidentes. O foco deste processo é proporcionar transformações nos mais diferentes e profundos níveis da empresa.

Tipos de mudanças na empresa

A gestão de mudanças pode ser aplicada diante de diferentes situações da empresa. A seguir, vamos apresentar algumas transformações empresariais que podem se beneficiar da gestão de mudanças:

Troca de liderança: Quando ocorre uma troca de lideranças dentro da empresa, é importante garantir que as relações de trabalho entre os membros da equipe não sejam abaladas, afinal, é comum que os colaboradores fiquem confusos ou insatisfeitos com a nova gestão. Orientar a equipe durante a transição é fundamental para manter os níveis de produtividade em alta e motivar todo o time.

Novo controle de ponto: Com o surgimento de novas tecnologias voltadas para a gestão de jornada de trabalho dos colaboradores, muitas empresas vêm adotando soluções de controle de ponto online, como é o caso do sistema da mywork, que permite que você controle a jornada de trabalho dos colabores em tempo real e gere os relatórios fiscais obrigatórios com muita praticidade.

É preciso que as empresas que decidem adotar esse tipo de solução orientem seus colaboradores a respeito de como usar o novo sistema e como será feita a gestão de horas de trabalho a partir daquele momento. Isso ajuda a evitar problemas na marcação de ponto e garante um acompanhamento correto das horas.

Se você quiser testar um sistema eficiente e seguro de controle de ponto online, clique aqui e solicite um teste gratuito da mywork!

Novas funções e remunerações: é comum que as empresas inaugurem novas funções de trabalho em seu organograma e até mesmo mudem setores internos em prol do desenvolvimento da organização. Processos como este, em que novos setores são implementados, exigem uma gestão de mudanças detalhada.

Afinal, como ficarão organizadas as outras áreas? Há algum colaborador ou grupo de profissionais que será remanejado para o novo setor? Tudo isso deve ser bem pensado e explicado aos trabalhadores antes de ser implementado e a transição deve ser acompanhada de perto.

Ao mesmo tempo, empresas que contam com um plano de cargos e salários e observam que já chegou a hora de promover determinados colaboradores devem ter em mente que a transição entre o cargo anterior e a nova posição deve ser feita de forma que o colaborador promovido seja completamente integrado com as novas tarefas, para que ele não “caia de paraquedas” nas novas atribuições.

E quais são os diferentes níveis de mudança organizacional?

Como você já deve ter percebido, os processos de transformação nas empresas podem acontecer de diferentes formas, frentes e níveis. Quanto mais complexa ou maior a mudança realizada, maior é o risco e maior é a necessidade de reduzir os impactos causados pela mudança em questão.

De forma geral, existem quatro níveis de mudanças principais:

  • Mudança Planejada:

    é aquela que acontece em períodos de tranquilidade na empresa, permitindo que os responsáveis e todos os demais envolvidos no processo tenham tempo para avaliar as estratégias ideais para melhorar o desempenho da empresa frente ao que será modificado. 

  • Mudança Incremental:

    é o tipo de transformação mais branda e constante nas empresas, pois pode ser adotada através de pequenos ajustes no dia a dia de trabalho.

  • Mudança Emergente:

    é a mudança necessária para que a empresa se mantenha ativa no mercado, evitando o fim de suas atividades. Por se tratar de uma mudança mais urgente, dificilmente contará com um profundo e detalhado planejamento, já que costuma acontecer devido a ameaças externas, como uma crise financeira, por exemplo.

  • Mudança Radical:

    é o nível mais profundo de transformação de uma empresa e recebe este nome porque consiste em pôr fim ao que já existe na organização para dar início a algo novo, como, por exemplo, uma mudança na área de atuação do negócio.

Como a gestão de mudanças deve ser conduzida?

A gestão de mudanças deve se basear no mapeamento de todas as rotinas internas da empresa, como a cultura organizacional, o organograma interno, as lideranças, a posição de cada colaborador, etc. Além disso, a gestão deve ter profundo conhecimento a respeito de todas as rotinas e processos que poderão ser impactados pelas decisões que serão tomadas.

Uma vez que tal análise é feita e as mudanças são implementadas, a gestão de mudanças deve acompanhar de perto os efeitos da mudança, tais como o comportamento e reação dos funcionários, o aumento ou queda na produtividade, entre outros. O objetivo aqui é avaliar como as transformações na empresa se refletem no dia a dia e no desempenho dos colaboradores.

Por que a gestão de mudanças é importante?

Como a gestão de mudanças tem como objetivo aumentar as chances de sucesso trazidas pelas transformações internas na empresa, com menos impacto negativo nos colaboradores e mais retorno, ela é importante para assegurar as melhorias na organização como um todo.

Quando a empresa passa por alguma mudança, algum dos seguintes aspectos pode ser impactado:

  • Sistemas,
  • Atuação no mercado 
  • Competitividade;
  • Estrutura organizacional;
  • Mensurações de performance;
  • Fatores financeiros;
  • Soluções tecnológicas de gestão;
  • Funções e ferramentas de trabalho;
  • Comportamento e cultura interna;
  • Atingimento das expectativas dos clientes;
  • Desempenho;
  • Lideranças;
  • Entre outros.

Como mencionamos, as mudanças são feitas para trazer resultados positivos às rotinas da organização, e inevitavelmente, tais mudanças terão impacto em alguma das frentes citadas acima. A gestão de mudanças existe justamente para amenizar os impactos negativos e garantir o retorno sobre os investimentos feitos. 

Quais são as vantagens da gestão de mudanças?

Você deve ter percebido que a gestão de mudanças é importante para garantir que as transformações internas das empresas tenham o menor impacto negativo sobre os colaboradores e sobre o desempenho dos negócios, certo?

Mas além disso, é interessante que você conheça mais vantagens dessa prática no dia a dia dos negócios! Entre elas, estão:

  • O alinhamento de todas as áreas com as novas estratégias de gestão;
  • Possibilidade de remodelamento de processos que não funcionam;
  • Planejamento de novas metas e avaliações de resultados;
  • Alinhamento estratégico entre diferentes níveis hierárquicos;
  • Auxílio na adaptação dos colaboradores às novas mudanças;
  • Atualização de rotinas e vantagens frente à concorrência.

Dicas para adotar a gestão de mudanças na sua empresa

Agora que você já entendeu as principais características da gestão de mudanças e sabe por que essa prática é importante para o desenvolvimento das empresas, confira a seguir as principais dicas de como implementar essa gestão na sua organização.

Crie um senso de urgência: é importante que os responsáveis por conduzir o processo de mudança na empresa deixe claros os motivos pelos quais tais transformações estão sendo feitas. Isso ajuda os colaboradores a assimilarem as mudanças e a importância de cada uma delas.

Garanta a comunicação clara entre todos os envolvidos: é importante que todos os profissionais envolvidos na transformação interna estejam cientes das mudanças e dos impactos que as novas decisões terão no dia a dia de trabalho. Além disso, é fundamental manter todos atualizados a respeito da evolução de novas estratégias, sistemas e outras mudanças que estão sendo implementadas na empresa.

Dê o exemplo: como alguns colaboradores podem enfrentar certa resistência a algumas mudanças organizacionais, é importante que os líderes e gestores das equipes incentivem a adaptação através do exemplo. Isso tende a aumentar o engajamento entre todos aqueles que serão afetados pelas transformações.

Posts similares

Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Toda a semana uma novidade fresquinha no seu e-mail!

Inscreva-se na newsletter