Controle de Ponto

Controle de ponto pelo celular: como funciona?

Entenda como funciona o controle de ponto pelo celular e como essa tecnologia reduz o número de fraudes e falhas humanas do DP.


Com toda a transformação digital que vem acontecendo, muitos processos manuais estão sendo automatizados e cada vez mais ferramentas eficientes têm surgido. Essas ferramentas que englobam desde o RH digital até o dia a dia dos trabalhadores, também trouxeram mudanças no que diz respeito ao jeito como é feito o controle de ponto. 

Agora as pequenas, médias e grandes empresas podem fazer o controle de ponto pelo celular ou pelo tablet, bater ponto offline, utilizar plataformas na internet e diversas outras maneiras que estão livrando o departamento pessoal de muita dor de cabeça. Você sabe o porquê disso?  

A obrigatoriedade de as empresas fornecerem um meio para que seus funcionários marcassem as suas entradas e saídas do trabalho, surgiu em 1943 com a Consolidação das Leis Trabalhistas. E no início, o controle de ponto era feito por meio de um livro de ponto, onde cada funcionário fazia a própria anotação das entradas e saídas.  

Já na década de 2000, as empresas começaram a usar o relógio de ponto eletrônico, aqueles equipamentos que ficam presos a uma parede e o funcionário passa sua digital ou até mesmo um crachá, para registrar o ponto. 

No entanto, esses métodos manuais apresentavam muitas fraudes, o índice de falhas humanas e retrabalhos era altíssimo, e a dor de cabeça causada pela desorganização era constante. Por isso nós da mywork desenvolvemos o controle de ponto pelo celular e online, que dá a devida segurança, praticidade e agilidade para todos funcionários, colaboradores e gestores. 

E para tirar todas as dúvidas sobre o controle de ponto pelo celular, escrevemos esse artigo que vai desenvolver tudo sobre essa nova ferramenta que faz parte das rotinas do departamento pessoal. Leia mais ou veja o vídeo!

 

 

O que é o controle de ponto pelo celular? 

O controle de ponto pelo celular é uma nova maneira de colaboradores e funcionários baterem o ponto de chegada, intervalo ou saída. O sistema desenvolvido pela mywork permite a marcação e o controle de ponto pelo celular, por meio de um aplicativo baixado na Play Store, para usuários de Android, ou na App Store, para usuários de IOS. 

Contudo, o controle de ponto pelo celular sozinho é apenas um caminho para bater o ponto. O sistema completo de controle de ponto completo inclui uma série de outras funcionalidades que possibilitam todo o processo de controle de ponto ser feito em uma única plataforma. O que é completamente diferente dos relógios de ponto tradicionais, aqueles que muitas vezes exigem que o usuário tenha um sistema de tratamento de ponto paralelo. 

Vantagens sobre o ponto pelo celular 

Como comentamos, a transformação tecnológica otimiza e reduz ao máximo o índice de fraudes e retrabalhos no departamento pessoal de qualquer empresa. Mas você sabe o porquê disso? Vamos te explicar as principais vantagens sobre o controle de ponto pelo celular. 

Suporte: Nós da mywork sabemos que nem sempre é fácil abandonar antigos métodos. Mas também sabemos como é essencial acompanhar as transformações à medida que elas melhoram a produtividade das empresas. Por isso proporcionamos não apenas a venda de um serviço para nossos clientes, mas também a experiência completa de utilizar uma plataforma fácil, prática e segura, que conta com um suporte sempre disponível para ajudar o usuário e solucionar todas as possíveis dúvidas. 

Usabilidade: Você provavelmente deve ter visto o passo a passo que fizemos ali em cima. É muito intuitivo e simples, mas no caso de uma complicação na interpretação do controle de ponto pelo celular e via web, nós também temos vídeos tutoriais no nosso canal do Youtube. Clique para assistir! 

Segurança: O controle de ponto pelo celular livra totalmente o departamento pessoal das empresas de fraudes e falhas humanas. Isso porque temos ferramentas exclusivas para certificar o gestor de que o ponto de cada funcionário está sendo batido da maneira correta, no local exato e na hora certa de entrada, saída ou intervalo. 

CERCA VIRTUAL 

1) Restringir que o ponto do funcionário seja batido apenas no local selecionado 

2) Selecionar um local, deixar o colaborador bater onde quiser, mas se ele estiver no local fora do previsto, um alarme é emitido  

CONTROLE POR FOTO 

Assim que o colaborador bater o ponto ele também pode optar por tirar uma foto, normalmente com um fundo característico da empresa, para que sua localização seja duplamente comprovada! 

TUDO EM TEMPO REAL 

Nosso dispositivo deixa você saber em tempo real a geolocalização de cada colaborador ao bater o ponto.  

ACESSO DE QUALQUER LUGAR 

A mywork funciona na nuvem para que você possa ter acesso de onde estiver e quando quiser. As informações estarão sempre disponíveis para acesso, e você também pode filtrá-las por nome e data. 

Modo fixo: Como o controle de ponto pelo celular é feito por um aplicativo, há também a possibilidade de o gestor dispor de um tablet ou computador, para os colaboradores baterem o ponto no próprio local de trabalho. O motivo pelo qual gestores fazem isso é para concentrar em apenas um local os pontos batidos pelos funcionários. 

Tratamento de ponto: Depois que for feito o controle de ponto pelo celular, é necessário que haja o tratamento dos pontos, sabe por quê? É muito comum que o funcionário se confunda e bata pontos duplicados, por exemplo. No entanto, esses pontos não podem permanecer errados ao final do mês, visto que é a partir desse controle de ponto pelo celular que será feita a folha de pagamento. 

Por isso deixamos disponível na nossa plataforma o tratamento dos pontos, para que o gestor possa fazer as devidas alterações e se certificar que não haja erros nos pagamentos. 

Relatórios: Uma das principais funcionalidades de um sistema de controle de ponto online é o relatório de ponto. Neles, os pontos batidos pelo celular pontos mobile são mostrados e todas as informações básicas para fechamento de mês são calculadas: horas trabalhadas, horas extrasbanco de horas e adicional noturno 

Os relatórios são tipicamente impressos para o funcionário assinar e depois são enviados para os contadores realizarem o processo de emissão da folha de pagamento. 

Custos do controle de ponto pelo celular 

O controle de ponto pelo celular é tipicamente cobrado no modelo SaaS. E isso quer dizer que o custo é uma mensalidade calculada a partir do número de funcionários da empresa. Nós da mywork temos uma tabela de preços acessível e justa, clique aqui para conferir.

A legislação sobre o controle ponto pelo celular 

No ano de 2011, com a Portaria 373, o controle de ponto pelo celular foi liberado pelo ministério do trabalho e passou a regulamentar formas mais modernas e eficientes de controlar o ponto dos funcionários.  

Mas esse controle de ponto pelo celular só é realmente legal se algumas regras básicas forem cumpridas. E entre estas regras estão: 

  • Não permitir a alteração do ponto e nem restringir a marcação do mesmo pelo funcionário 
  •  A empresa também deve checar sua convenção coletiva para ver o posicionamento do seu sindicato quanto a esses métodos alternativos de ponto pelo celular. 
  • Imutabilidade dos dados: Todas as informações tanto sobre o controle de ponto pelo celular quanto pela internet, não podem ser alteradas na fonte. Caso haja a necessidade de alterar algum ponto batido errônea ou duplicadamente, esses dados não podem ser alterados na fonte. O gestor precisa de um sistema para o tratamento dos pontos. 
  • E se você quiser ler mais sobre o assunto temos um artigo apenas sobre isso 🙂 

Tecnologia do controle de ponto pelo celular 

Por ser uma evolução tecnológica frente às soluções que existem hoje no mercado, o controle de ponto pelo celular vem com uma série de praticidades que transformam e facilitam a vida do empresário, gestor de departamento pessoal, donos de negócio e colaboradores mais fácil. 

O controle de ponto pelo celular funciona perfeitamente em celulares Android e iOS, e dispõe de todas as ferramentas de segurança da versão via web para as empresas que preferem que colaborador bata o ponto no próprio computador da empresa. 

Dúvidas mais comuns sobre o controle de ponto pelo celular: 

Preciso de muita memória para baixar o aplicativo? 
Não! Se o seu celular suporta o peso de 3 fotos, nosso aplicativo de 9 MB não vai pesar nada. 
E se o celular do meu funcionário for antigo? 
Qualquer celular que tenha o WhatsApp baixado também consegue suportar o nosso aplicativo, porque ele é super leve e simples. 
aplicativo captura a localização? 
Sim! A geolocalização só precisa ser liberada pelo funcionário nas configurações do celular. E a partir dai, todas as vezes que ele bater o ponto você como gestor vai saber, em tempo real, o local onde o funcionário se encontra. Também é possível restringir uma cerca virtual se você quiser, entenda mais!
Preciso de internet para bater o ponto? 
Não! Todos os pontos podem ser batidos offline, e quando o funcionário conseguir se conectar a internet, eles serão automaticamente computados. Mas já para efetuar o login no aplicativo, a conexão da internet é necessária.  
Mais de um funcionário pode usar o aplicativo? 
Apesar de não ser muito recomendado, é possível desde que haja internet para os funcionários efetuarem a troca de usuário. 
Posso ter um funcionário em mais de uma empresa? 
Isso só é possível caso o funcionário tenha um login para cada empresa e tenha a disciplina de bater o ponto na empresa condizente com a respectiva conta. 
O aplicativo tira foto? 
Sim! Sempre que o colaborador for bater o ponto, ele pode também capturar uma foto para comprovar duplamente que está no local de trabalho. Sem mencionar que também é possível de o funcionário deixar um comentário embaixo da foto. Se tiver dúvidas como funciona, veja nosso tutorial sobre o controle de ponto por foto.
Os pontos batidos ficam armazenados no aplicativo? 
Durante 15 dias os pontos ficam armazenados no aplicativo. Mas passados 15 dias, todas as informações podem ser verificadas ou alteradas diretamente na plataforma que apenas os gestores têm acesso. 
Por que os horários são diferentes? 
É uma pergunta bastante comum. E o motivo é que diferentes sistemas podem apresentar diferentes horários, e o horário que nós usamos é o de nosso servidor. Mas não tem problema, visto que a tolerância de atraso existe também por esse motivo. 

Como o controle de ponto pelo celular ajuda minha empresa? 

Atualmente, um departamento pessoal precisa contar com a tecnologia como aliada para ter mais eficiência. Fazer o pagamento de horas extras, cálculos rescisórios, folha de pagamento e controle de horas dos funcionários manualmente, são práticas do passado.  

Além do risco de falhas humanas, erros graves e um alto índice de retrabalho que mencionamos nos primeiros parágrafos, a equipe responsável fica atolada com tarefas burocráticas e não tem tempo de se ocupar com ações mais estratégicas.  

Com o intuito de acompanhar essa transformação digital, nós desenvolvemos um sistema de controle de ponto online e um controle de ponto pelo celular, capaz de automatizar os processos e cuidar da rotina do departamento pessoal de uma forma ágil, prática, eficaz e segura. Além de também assegurar um clima organizacional saudável.  

Portanto, investir em boas práticas e na organização de processos do departamento pessoal é fundamental para o sucesso de seu empreendimento e para que ele tenha uma imagem real e positiva nesse atual mercado tão competitivo. 

Posts similares

Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Toda a semana uma novidade fresquinha no seu e-mail!

Inscreva-se na newsletter