COMO PROMOVER A SAÚDE NO TRABALHO? 4 semanas atrás

Qual a importância da saúde no trabalho?

É fato que a grande maioria dos indivíduos passa a maior parte do dia no ambiente de trabalho. Em média, o trabalhador brasileiro tem uma jornada de trabalho média de quase nove horas por dia, o que resulta em um grande contingente de pessoas que ocupam seus dias com atividades feitas dentro de escritórios e outros locais de trabalho.

Diante desse cenário, é impossível pensar que a rotina da empresa não influencia na saúde dos trabalhadores. Pelo contrário! O dia a dia corporativo tem um grande impacto nas condições de saúde física e mental das pessoas e não podemos ignorar a influência da alimentação, das atividades e do estresse aos quais somos submetidos diariamente em nosso estado de saúde.

Um profissional de Recursos Humanos deve saber quais são as melhores práticas e estratégias para promover a saúde no trabalho diário dos colaboradores da empresa, pois isso contribui muito para a redução do número de faltas e atrasos, o que, consequentemente, diminui o índice de absenteísmo, e para o aumento da produtividade no trabalho, o que melhora o desempenho dos negócios e o clima organizacional.

Cuidar do bem-estar dos colaboradores é uma maneira de motivar as equipes e garantir que todos estarão em condições adequadas, tanto física quanto psicologicamente, para realizar suas atividades diárias. Além disso, a preocupação e promoção da saúde no trabalho são fatores que agregam diferenciais positivos para a empresa frente ao mercado, destacando-a competitivamente entre outras organizações e tornando-a mais atrativa para novos talentos.

Muitas empresas percebem ganhos significativos ao promover a saúde no trabalho, tanto no que diz respeito à produtividade de seus colaboradores quanto no crescimento dos negócios. Promover a saúde no ambiente de trabalho é uma forma de valorizar o capital humano da organização.

No dia a dia, a saúde no trabalho pode ser promovida de diversas formas diferentes. Neste artigo, a mywork vai te ajudar a entender mais sobre o que é a saúde no trabalho, sobre a importância desse fator tanto para a empresa quanto para o trabalhador e sobre as melhores práticas para promover, de fato, a saúde no ambiente corporativo. Vamos lá?

O QUE É SAÚDE NO TRABALHO?

A saúde no trabalho, também chamada de saúde ocupacional, é aquela que tem como finalidade proteger a integridade física e mental do trabalhador no ambiente de trabalho, contribuindo para a manutenção de seu bem-estar.

O quadro de funcionários, ou seja, o capital humano de uma empresa deve ser o fator central de qualquer estratégia de negócios. Afinal, sem uma equipe qualificada, motivada e saudável, dificilmente uma organização dará certo. Garantir as condições de saúde e segurança nas empresas é fundamental para o sucesso.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE NO TRABALHO PARA O COLABORADOR?

Vários estudos já indicaram que o estilo de vida estressante, o tabagismo, a alta carga horária, a exigência cognitiva ininterrupta e o pouco apoio que muitos trabalhadores enfrentam dentro das empresas são fatores que colocam em risco a saúde dos profissionais, aumentando as chances de o trabalhador precisar pedir um afastamento do trabalho por conta de problemas com a saúde mental.

Outros fatores, como postura errada, tensão muscular, tendinites, dores nas costas e enxaquecas também são sintomas que podem se manifestar diante de problemas de saúde no trabalho.

Investir em estratégias em prol da melhoria da saúde no trabalho é extremamente benéfico para os colaboradores, pois quando a empresa adota tais estratégias, promove um maior engajamento e uma maior motivação de seus funcionários, uma vez que estes terão ferramentas disponíveis para melhorar seu estado de saúde física e mental. 

Esse processo tende a diminuir as incidências de afastamento do trabalho, de doenças relacionadas às atividades corporativas e ajuda no aumento de resultados positivos dos negócios, contribuindo para a maior satisfação dos colaboradores.

QUAL A IMPORTÂNCIA PARA A EMPRESA?

Como já mencionamos, promover a saúde no trabalho tende a aumentar o engajamento e a produtividade dos colaboradores, o que além de ser benéfico para as equipes que passam a trabalhar com mais prazer e motivação, é também benéfico para a empresa, pois os resultados positivos tendem a aumentar.

Além do crescimento dos negócios, a promoção da saúde no trabalho resulta em diversos outros benefícios para a organização, como a diminuição do índice de absenteísmo e na quantidade de afastamentos por conta de doenças laborais, além de reduzir consideravelmente o índice de turnover da empresa, pois colaboradores que atuam num ambiente de trabalho adequado, saudável e positivo tendem a ficar mais satisfeitos com suas atividades na empresa e dificilmente vão embora.

Ademais, a preocupação com a saúde dos colaboradores contribui para a criação de uma imagem positiva da empresa frente ao mercado de trabalho, principalmente pelo fato de que profissionais qualificados buscam empresas que valorizam o capital humano. A preocupação com a saúde de seus funcionários e o esforço para criar e manter um clima organizacional saudável são diferenciais competitivos que a empresa pode oferecer.

COMO PROMOVER A SAÚDE NO TRABALHO?

Agora que você entendeu os principais motivos pelos quais a saúde no trabalho deve ser valorizada e desenvolvida pelo departamento de RH e seus gestores, que tal conhecer algumas estratégias para a criação de um ambiente de trabalho saudável?

Aqui você encontrará uma série de dicas que são comumente usadas nas empresas para promover a saúde no trabalho e elas te ajudarão a desenvolver a melhor estratégia de saúde laboral para sua organização. Confira mais!

  • Promova uma cultura organizacional focada em saúde

A saúde no trabalho deve ser um dos pilares da cultura interna da organização, sendo reforçada diariamente. Diferente do que muitos pensam, a valorização da saúde do profissional caminha junto com seu desempenho e sua produtividade no trabalho, ou seja, profissionais saudáveis física e mentalmente apresentam resultados melhores.

Assim, colaboradores, gestores líderes e sócios devem trabalhar com ideias claras a respeito do bem-estar e da saúde no dia a dia corporativo. Uma cultura que valoriza a saúde se preocupa com as condições de trabalho dos profissionais, com a motivação das equipes e com o nível de satisfação dos trabalhadores para promover ações que impulsionam os resultados de todos através da melhoria da saúde interna.

Assim, a valorização do capital humano através da saúde se dá através do respeito a fatores importantes do dia a dia de trabalho, como, por exemplo, o respeito à jornada de trabalho dos colaboradores, a prevenção de riscos laborais, a redução do estresse e da pressão interna, etc.

  • Realize campanhas de educação e prevenção

Promover a saúde no trabalho é um processo contínuo e deve ser reforçado diariamente para que todos os membros da empresa entendam a importância desse fator no dia a dia.

Assim, é essencial que o departamento de RH, juntamente com os gestores responsáveis por suas equipes, desenvolvam campanhas de educação para instruir os colaboradores a respeito de hábitos saudáveis que podem ser adotados dentro e fora da empresa para melhorar suas condições de saúde. Essas campanhas podem abordar diversos temas, como a importância da atividade física, estratégias para diminuir o estresse, a importância de acompanhamento psicológico, entre outros. Tudo depende das necessidades da empresa e dos colaboradores.

Dependendo da área de atuação da empresa, como farmacêutica, metalúrgica e mineradora, por exemplo, as campanhas educacionais e preventivas podem servir até mesmo como uma forma de instruir os colaboradores sobre como evitar acidentes e adoecimento por conta das atividades exercidas, quase como uma reciclagem de treinamentos que podem ter sido oferecidos anteriormente.

As campanhas podem ser feitas de inúmeras formas. A empresa pode criar um material educativo para distribuir entre os colaboradores e disponibilizar em locais estratégicos da empresa, por exemplo, sempre tendo como base para o desenvolvimento das campanhas as necessidades reais da empresa, entendidas através de registros de afastamento de funcionários, índices de absenteísmo, atrasos, faltas por conta de exames médicos, etc.

Entre as campanhas mais comuns nas empresas estão: antitabagismo, outubro rosa, novembro azul, contra sedentarismo, etc.

  • Promova hábitos saudáveis dentro da empresa

Com o desenvolvimento de tecnologias que se tornam indispensáveis para o dia a dia das empresas, é normal que a ergonomia no ambiente de trabalho tenha se modificado por conta da nova demanda de ferramentas de trabalho, como é o caso dos computadores em escritórios, por exemplo. É claro que essa ferramenta é indispensável para o trabalho de milhares de profissionais, no entanto, passar várias horas seguidas em frente à tela do computador pode ocasionar problemas de saúde relacionados à visão e à postura, por exemplo. 

Várias das atividades realizadas no ambiente de trabalho podem ocasionar problemas de saúde se a prevenção e o acompanhamento não forem feitos de maneira correta. Assim, é importante que os gestores e colaboradores tenham conhecimento a respeito de hábitos diários dentro da empresa que podem ajudar a evitar problemas de saúde.

No caso de profissionais que passam a maior parte do dia em frente ao computador, a recomendação é que a cada 90 minutos, o trabalhador faça uma pausa de 10 minutos para descansar a vista e alongar o corpo, para evitar fadiga.

Como cada ambiente de trabalho tem suas particularidades, o ponto de partida para promover hábitos saudáveis dentro da empresa deve ser o entendimento da situação interna da organização e de seus colaboradores

  • Ofereça ações que impactem positivamente na saúde

Criar estratégias e benefícios direcionados ao cuidado com a saúde dos colaboradores é uma estratégia adotada por muitas empresas. Algumas dessas ações são:

  • oferecer planos de academia e de saúde mental, como, por exemplo, a Gympass (um benefício corporativo focado em bem-estar empresarial, que permite que os colaboradores tenham acesso a aulas com personal trainers, academias, aplicativos de saúde, consultas psicológicas, e muito mais);
  • oferecer planos de assistência médica e odontológica;
  • criar de um espaço de descanso e lazer na empresa para os intervalos intrajornada;
  • promover ginástica laboral na empresa, como forma de promover pequenos intervalos voltados à saúde;
  • promover campanhas de conscientização (como mencionado anteriormente)

 

  • Reforce a importância de trabalhar a saúde mental

Estudos apontam que cerca de 20 milhões de brasileiros já tenham sido atingidos pela Síndrome de Burnout, que se caracteriza por um “esgotamento mental” causado pelo trabalho. A síndrome pode ocasionar dores de cabeça, insônia, falta de energia, exaustão e sensação de incapacidade, pressão alta, entre muitos outros sintomas, e a peculiaridade do Burnout é que é causado por conta do trabalho.

Não apenas a Síndrome de Burnout, mas várias outros distúrbios emocionais podem ser desencadeados por conta de um ambiente de trabalho muito estressante, mas cuidado! Não estamos dizendo que as empresas não devem focar em metas e objetivos de negócio e exigir um bom desempenho de seus colaboradores. A questão central é como definir metas alcançáveis e avaliar o desempenho dos profissionais de forma justa e humana, para que a rotina de trabalho não cause estresse desnecessário e adoeça o trabalhador.

Assim, é importante que o departamento de RH atue diretamente com os demais gestores e donos da empresa para desenvolver estratégias que valorizem a saúde mental dos colaboradores. Algumas estratégias que podem ser adotadas são:

  • Apostar numa cultura de resolução de conflitos entre os colaboradores;
  • Orientar os colaboradores a buscar auxílio psicológico para o tratamento de problemas de saúde mental;
  • Orientar sobre técnicas de relaxamento corporal e mental para os períodos de intervalo durante a jornada de trabalho.

Considerações finais

Um ambiente de trabalho saudável e voltado para a preservação do bem-estar de todos é um investimento para a empresa e para os negócios. O controle do estresse e a diminuição dos riscos de doenças ocupacionais é essencial para a criação de um ambiente de trabalho harmonioso e motivador para as equipes.

Se você está buscando por uma ferramenta de gestão que te ajude a entender as métricas necessárias para a criação de uma estratégia de promoção de saúde no trabalho, pode contar com a solução da mywork! Nosso sistema de controle de ponto online e gestão de Departamento Pessoal vai te ajudar a entender as taxas de absenteísmo de sua empresa e te dará um panorama geral dos abonos e faltas de colaboradores por conta de problemas de saúde, oferecendo uma base de dados completa para que você possa elaborar seu plano de saúde laboral. 

Para testar a mywork gratuitamente durante 15 dias basta clicar aqui!

Nenhum comentário em COMO PROMOVER A SAÚDE NO TRABALHO?

Deixe uma resposta